Ayurveda

– Um retorno ao natural

Através da sabedoria do Ayurveda, a Medicina Tradicional Indiana, é possível compreender com mais clareza as dinâmicas da vida e, assim, como recuperar nosso ritmo autêntico e saudável.

1016336_647565385272853_690231667_nComo uma medicina integral, o Ayurveda abarca cada aspecto de nossa vida com o intuito de facilitar ao ser humano alcançar suas mais altas possibilidades, cuidando de nossos aspectos físico, mental, emocional e espiritual.

A Terapia Ayurvédica propõe elaborar com o cliente um estilo de vida saudável para prevenir e tratar desequilíbrios e enfermidades, além de rejuvenescer e fortalecer todo o organismo. Os procedimentos abaixo integram o processo Ayurvédico e podem ser indicados em cada caso individual após o diagnóstico.

Clique aqui para saber mais sobre o Acompanhamento Ayurvédico do Instituto EntreSer. Agende sua sessão!


O Tradicional Sistema de Saúde Integral

O Ayurveda é a arte de viver diariamente em harmonia com as leis da natureza. É a sabedoria que busca compreender a dinâmica da vida como um todo, através de uma visão integral, constituindo o sistema de saúde mais antigo da humanidade. Sua abordagem verdadeiramente holística propõe um cuidado completo ao ser humano, restaurando e prolongando o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Não é um sistema de “cura alternativa” recentemente desenvolvido, mas uma ciência contínua da vida que nunca perdeu sua integridade, tendo como base milhares de anos de experiência. Em um sentido mais profundo, ele é a “mãe” de todos os sistemas de cura. Em sânscrito Ayuh significa vida e veda, conhecimento, ou seja, a proposta do Ayurveda é uma proposta de autoconhecimento, de redescoberta da vida que se expressa através de nós.

O paradigma ayurvédico demonstra como as interações entre corpo, mente e consciência podem ser harmonizadas e melhoradas, para que possamos viver uma vida de paz, equilíbrio e vigor. Como uma ciência da auto cura, o Ayurveda tem seu foco principal na alimentação, através de dietas desintoxicantes e um aconselhamento nutricional individualizado de acordo com o metabolismo e a constituição da pessoa, além de estilo de vida, relaxamento, meditação, exercícios respiratórios e ervas medicinais, juntamente com programas de purificação e rejuvenescimento para a cura do corpo, da mente e do espírito através de massagens e diversos procedimentos. Tanto a prevenção quanto a cura são conduzidas através de meios inteiramente naturais.


“Que teu remédio seja teu alimento e que teu alimento seja teu remédio”
~ Hipócrates [“Pai” da medicina ocidental, 460 a.C. – 370 a.C. ]

“Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito,
com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário.” 

~ Milenar provérbio ayurvédico


– Um fundamento sólido

Mortar with fresh rosemary and dried spicesA Terapia Ayurvédica floresce há milhares de anos e oferece um arcabouço de conhecimentos e práticas que sustentam uma visão da medicina como arte, menos mecânica e desarticulada da vida e da totalidade do indivíduo.

Ayurveda não é um sistema de saúde novo embasado em argumentos teóricos. Trata-se de uma filosofia tradicional que permanece viva há mais de 3.000 anos, oferecendo a humanidade ferramentas capazes de nos fazer compreender e experienciar claramente as dinâmicas da vida, para então sabermos como interagir com elas de forma positiva, na direção de nossa realização, felicidade e saúde integral.

A corrente de sabedoria milenar do Ayurveda foi sendo elaborada, testada e re testada ao longo de milhares de anos por Ayurvédicos em milhões de pacientes. A terapias Ayurvédicas, os diagnósticos, a determinação do procedimento terapêutico apropriado para cada condição humana e todas as teorias e práticas de tal filosofia passaram por um trabalho de lapidação minuciosa de geração em geração, até a contínua elaboração atual vista a partir de trabalhos acadêmicos e hospitais em todo o mundo.

– Filosofia para a vida

ayurveda-cooking-spices-herbsDarshana, palavra sânscrita para “filosofia”, em sua raiz também significa literalmente “ver” ou “vendo”. Uma filosofia bem compreendida nos permite reconhecer a vida claramente, para além de dogmas, preconceitos, religiões sectárias, modismos etc. pois nos capacita a interagir simbolicamente com os pontos elementares da Natureza e trazer isso para nossa vida cotidiana.

No campo da saúde, o ponto de vista embasado nas dinâmicas da natureza se mostra riquíssimo, afinal, apenas a própria natureza se cura. Terapeutas e médicos são ferramentas que ensinam seus pacientes como facilitar ou parar de impedir o trabalho de auto cura presente naturalmente nos organismos, isso nunca foi diferente.

bigstock-an-arrangement-of-spice-363042047777 – O Ayurveda hoje

Ayurveda literalmente pode ser traduzido como “a ciência da vida”, “a sabedoria do viver” ou “a arte da saúde e da longevidade”. Trata-se de uma ciência que ultrapassou a ciência mecânica, e continua fiel ao seu objeto de estudo que é complexo e por isso supera em muito o ponto de vista mecânico. Se o objetivo do Ayurveda é facilitar a saúde para a auto realização, é importante contemplar totalidades tais como vida, sabedoria, arte, natureza, ser, liberdade… dentro do contexto da saúde.

dieta_ayurvedicaAtualmente o ponto de vista do Ayurveda tem sido de grande valor para agregarmos ao nosso paradigma, uma das maiores contribuições desta filosofia para os temos atuais é a retomada da importância da prevenção. Tal ciência sempre enfatiza a prevenção mais do que o tratamento da doença. Desde suas várias abordagens terapêuticas, busca-se fortalecer e rejuvenescer o organismo para prevenir que doenças se manifestem ou se instaurem.

Sua proposta natural é uma quebra no ritmo de desarmonia e dissociação que estamos percebendo como sociedade e como indivíduos. O que estamos criando atualmente? Quais resultados mais colhemos como grupo humano? Nossa mídia, indústria, política, agricultura, consumismo, etc. têm sempre um visível aspecto violento. Até mesmo no âmbito da saúde podemos perceber violência, se pensarmos em nossa indústria farmacêutica e no sistema de saúde, por exemplo, é de praxe destruirmos o corpo para salvá-lo. Retiramos um órgão do corpo se ele acusa um desequilíbrio do organismo e retomamos o mesmo estilo de vida que causou o desequilíbrio…  Nós matamos com antibióticos, forçamos o corpo com cafeína e remédios, realizamos tratamentos com inúmeros efeitos colaterais…  O que o Ayurveda aponta para os dias de hoje é: Nós florescemos em harmonia com a natureza, não na luta contra ela.


Sobre as sessões de Ayurveda no Instituto EntreSer:

A Terapia Ayurvédica consiste em um primeiro atendimento diagnóstico para fundamentarmos nosso direcionamento e compreendermos a dinâmica da pessoa como um todo, baseado em exames ayurvédicos e uma detalhada anamnese. Ainda no encontro inicial, há um retorno do que foi observado do ponto de vista do Ayurveda, o que cria sentido para compreendermos melhor a raiz dos desequilíbrios e como realmente cuidar e tratar de maneira integrativa, personalizada e holística.

vivencia-kennzurCom base no diagnóstico, propomos então o Plano de Orientação Ayurvédica Pessoal. Baseado na tradição do Ayurveda, esta proposta tem como foco prevenir e cuidar de desarmonias físicas e psíquicas, assim como promover o rejuvenescimento e a vitalização do organismo.

Para recuperarmos a Saúde Integral, buscamos cuidar gradualmente de diversos aspectos da pessoa. Inicialmente trabalharemos com a alimentação ayurvédica individualizada, que inclui um processo de desintoxicação do organismo, a fitoterapia e o Plano de Orientação Alimentar a longo prazo.

Em seguida, podemos aprofundar o processo a depender das demandas de cada indivíduo. Os caminhos para cuidarmos da saúde integral são muitos, como a Yogaterapia e os procedimentos ayurvédicos avançados, o shirodhara, massagens desintoxicantes e rejuvenescedoras, aromaterapia, estética ayurvédica, posturas do Yoga personalizadas, técnicas de relaxamento profundo e respiração, meditação, entre outros.

Quero saber mais sobre os procedimentos Ayurvédicos

1513297_405389329564311_1368287812_n



Yogaterapia

O Yoga e a yogaterapia possuem um lugar de grande importância ao lado da valiosa tradição do Ayurveda, na promoção da harmonia entre corpo, mente e consciência, como também no desbloqueio dos canais e na dissolução das tensões acumuladas. Em seu desenvolvimento milenar, o Yoga aprimorou técnicas que nos levam mais facilmente ao reencontro com nós mesmos, à paz interior e à felicidade. Praticantes de Yoga irão encontrar no Ayurveda a complementação perfeita para criar novos hábitos para a vida, na alimentação e no dia-a- dia.


Namastê!
Débora & Marcus

Posts Sugeridos

Um convite à vida

Um convite à vida

É uma voz clara, num sussurro quase imperceptível. Ela surge aqui e ali com frequência, aí ao seu lado também, mesmo que você não a escute. Infelizmente, as buzinas, os desafios e as notificações que gritam por atenção nos impedem de ouví-la. Porém, eu garanto que há uma voz.

Ler mais
Sobre ciclos, recomeços e a importância de mudar.

Sobre ciclos, recomeços e a importância de mudar.

A mensagem essencial deste texto, caso você esteja com pressa, é muito simples: o Instituto EntreSer agora tem uma nova casa. Mudamos de endereço e iniciamos um novo ciclo, que gostaríamos de compartilhar com maiores detalhes.

Ler mais
A mente não ilumina, mas o coração desabrocha

A mente não ilumina, mas o coração desabrocha

Um momento chave no aprofundamento de si através da meditação é quando discernimos o ego ou personalidade que busca se auto aperfeiçoar, da presença interior que já é quietude e realização inabaláveis. Observar claramente este ego que deseja meditar, compreender, sentir graça etc., é essencial para não alimentar um movimento da personalidade que busca se espiritualizar a partir de um ponto sem força.

Ler mais

Copyright 2016 – Instituto EntreSer

g30-logo

Receba nosso Conteúdo

Miminizar Maximizar Fechar