Nossos Princípios

Apostamos no potencial humano de transformação individual e coletiva. Enquanto microcosmo, o Ser Humano tem diante de si a contínua oportunidade de despertar para sua vida interior e encontrar dentro de si a liberdade e sentido que sempre buscou. Ao retomarmos esse posicionamento interno somos naturalmente mais autênticos, criativos e felizes.

Assim, em um nível macrocósmico que englobe sociedade, planeta e universo, podemos despertar nosso potencial coletivo de construção de uma comunidade mais consciente, capaz de integrar os milenares ensinamentos da Tradição Humana com os desafios do mundo atual.

Quando trabalhamos juntos somos mais fortes, mas é primeiramente através da ação em nossas vidas que provocamos a transformação no mundo. A verdadeira revolução começa dentro e, da mesma forma que nos inspiramos na vida de seres humanos nobres e sábios, nossas atitudes, ainda que pequenas, podem inspirar outros a também buscar a transformação.

É preciso redescobrir nossas reais necessidades, para que possamos, enfim, ultrapassar este condicionamento histórico que nos amarra ao egoísmo e individualismo exacerbados, ao capitalismo selvagem com seu consumo e desperdício excessivos, promovendo a destruição da cultura, da natureza e consequentemente do futuro da humanidade. Desta forma, nos guiamos para buscar conjuntamente a paz e a sabedoria viva em nós que possa desencadear efetivamente uma mudança humana, social e espiritual.

Acreditamos em uma espiritualidade não dogmática, em uma abordagem que reconheça uma unidade entre as diversas tradições filosóficas e espirituais de todos os tempos, para além do que nos separa. Diante da importância do diálogo inter-religioso, que é cada vez mais necessário onde ainda prevalece a violência sobre a diálogo, propomos reconhecer as pontes éticas que nos conectam e criar traduções adequadas entre pontos de vista.

Somos parte inseparável do universo onde nascemos, estamos todos interconectados biológica e culturalmente enquanto espécie, mas nos esquecemos disso. É vital que reconheçamos nossa unidade com a vida e com os outros seres, percebendo que a separatividade só existe em nossas mentes e que toda ação pode ser transformadora se estivermos mais conscientes.

O que propomos:

  • Resgatar o espontâneo maravilhamento diante da vida
  • Facilitar o reconhecimento da dimensão humana mais elementar: a paz interior.
  • Trabalhar para a integração e a harmonia entre todos os seres, como também de nossa reconexão com a natureza.
  • Fortalecer as pontes entre o Oriente e o Ocidente, entre a Sabedoria das civilizações antigas e o ser humano atual, promovendo o estudo comparativo e aprofundado entre as diversas tradições religiosas, filosóficas e místicas do mundo, entre Ciência, Física Moderna, Psicologia e Espiritualidade.

    Namaste!
    Débora & Marcus

Copyright 2016 – Instituto EntreSer

g30-logo

Receba nosso Conteúdo

Miminizar Maximizar Fechar