Ama-Pachana, a Milenar Desintoxicação Ayurvédica

Em certos momentos da trajetória de nossa vida sentimos um chamado para refletirmos sobre os caminhos que temos seguido. Sejam estes momentos de crise, transição ou reflexão, todos eles trazem  consigo uma energia de mudança e renovação, que pode nos inspirar a tomar mais responsabilidade por nossa saúde e colocar em prática as mudanças que desejamos profundamente.

Os caminhos da vida são muitos, mas há um caminho de equilíbrio integral, de reconexão de corpo, mente e alma que vale a pena ser descoberto por todos: o caminho de autocura e autoconhecimento do Ayurveda, o milenar Sistema de Medicina Integral da Índia.

O passo inicial dentro do universo ayurvédico é a desintoxicação. Mas não se trata de uma nova Dieta Detox, que vem e vai como modas de verão. O Ayurveda, ao longo de milhares de anos desenvolveu o Ama-Pachana, uma dieta de digestão de biotoxinas produzidas por um corpo em desequilíbrio. Os objetivos da desintoxicação ayurvédica vão muito além da redução de peso ou resultados estéticos, pois almejam uma limpeza profunda do sistema digestivo, de todos os srotas (canais) e dhatus (tecidos) do corpo, uma verdadeira restauração do estado natural de nosso metabolismo individual.

O Ayurveda nos ensina que para termos uma Saúde Plena precisamos desintoxicar o organismo com certa regularidade, pois as toxinas são o fator central que gera desequilíbrios em nós e que, fora de controle, permitem que as doenças se desenvolvam. Acumula-se toxinas não só ao ingerir agrotóxicos, substâncias artificiais e refinadas, metais pesados ou hormônios presentes nos alimentos atuais, mas também, mesmo tendo uma alimentação orgânica ou 100% natural, podemos estar intoxicados se não conseguirmos digerir bem os alimentos.  Por isso, cada pessoa precisa de um processo de desintoxicação individualizado, onde a duração e intensidade dependerão do nível de toxinas que o diagnóstico ayurvédico percebe em cada paciente.

O nível de Ama ou biotoxina que se acumula no organismo ao longo de nossa vida definirá como nosso organismo combaterá agentes externos ou tendências genéticas hereditárias por exemplo. Por isso, o processo de desintoxicação ayurvédica é chamado Ama-Pachana, em sânscrito Pachana significa digestão e Ama, toxina, ou seja, nós iremos digerir as toxinas acumuladas ao longo de anos e expeli-las naturalmente, restaurando nossa saúde integral e nos prevenindo da desvitalização e do adoecimento. O Detox do Ayurveda se difere de muitas dietas modernas, ao indicar uma alimentação fácil e saborosa, com ênfase em alimentos naturais que você pode encontrar facilmente em mercados brasileiros. Nada exótico ou drástico demais que possa dificultar o tratamento para algumas pessoas, mas ao mesmo tempo é um processo tão profundo que, em nossa experiência, a maioria dos pacientes conseguem resultados mais efetivos e duradouros do que já obtiveram em outras dietas que experimentaram anteriormente.

Os alimentos, temperos e chás que cada pessoa deve focar neste período são indicados de acordo com o Dosha e o foco de toda a alimentação deste período é em alimentos que fazem com que nosso Agni, o fogo intestinal, seja capaz de digerir as toxinas primeiramente em todo o trato gastro-intestinal e, em paralelo, o uso dos chás e temperos irão regularizar o metabolismo, propiciando a desintoxicação do sangue e de órgãos como os pulmões, fígado e rins.  

Para entendermos melhor o Ama-Pachana podemos metaforizar biologicamente o corpo humano como uma máquina metabólica. O trabalho de nossa digestão é transformar o alimento em energia e nesse processo contínuo sempre surgem resíduos tóxicos que devem ser eliminados através da desintoxicação natural do corpo. Comumente observamos desequilíbrios no processo de digestão que podem ser ocasionados por emoções, pensamentos, hábitos alimentares em desacordo com nossa constituição individual e estilo de vida inadequado. Tais desequilíbrios provocam disfunções nos doshas e o acúmulo de ama, que pode se alojar nas paredes dos órgãos, canais e células do corpo, originando inflamações, bloqueios, dores e outras disfunções ou doenças a longo prazo. Desta forma, as toxinas no corpo acarretam em um ciclo vicioso, pois retroalimentam hábitos mentais e emocionais que novamente desequilibram o organismo, tais como ansiedade, medo, irritação, entre outros.

A Medicina Ayurvédica se baseia em uma visão integral que engloba reeducação alimentar de acordo com o Dosha, estilo de vida e hábitos saudáveis, estratégias para o cotidiano, o uso dos antídotos entre diversas outras possibilidades. Contudo, a alimentação e o reequilíbrio de nossa capacidade digestiva são o centro do trabalho ayurvédico, sendo a Dieta Anti-Ama o primeiro passo. Além da parte alimentar, indicamos também as massagens desintoxicantes como a Abhyanga com Sauna Terapêutica e o Udwartana, procedimentos ayurvédicos essenciais para aprofundar o processo de desintoxicação de todo o corpo. A Fitoterapia e a Aromaterapia também podem auxiliar em cada caso.

A Desintoxicação é a fase inicial da Terapia Ayurvédica, mas também a sua etapa mais importante. Ela é essencial para que a pessoa possa iniciar uma alimentação equilibrada de acordo com sua constituição individual para toda a vida.  Desta forma, regularizar os doshas depende primeiramente de livrar o corpo da raiz do desequilíbrio dos doshas no corpo: a toxina. Pois, com a presença de Ama, não podemos tratar apropriadamente as disfunções e queixas de forma mais efetiva e duradoura.


O Instituto EntreSer oferece a você a oportunidade de poder se conectar consigo mesmo, entender seu organismo e adentrar esse cuidado mais atencioso com sua Saúde Integral. Com a Sabedoria do Ayurveda você descobre como desintoxicar, rejuvenescer e fazer melhores escolhas.

Leia mais sobre a Terapia Ayurvédica aqui. E comece um novo ciclo em sua vida com mais leveza, paz e a saúde plena do corpo e da mente. Entre em contato para agendar a sua 1a sessão!

 

Namastê,
Débora & Marcus

 

Tags:

2 comentários

  1. Muito legal essa matéria! Assim que eu puder vou procurá-los pra fazer uma desintoxicação.

    Gratidão

    REGINA CRUZ
    1. Apreciamos o seu retorno Regina. Aguardamos o seu contato.

      Instituto EntreSer

Envie seu comentário

Copyright 2020 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

r.ramos infotec

Receba nosso Conteúdo

Miminizar Maximizar Fechar