Uma introdução ao Ayurveda – A milenar ciência da vida e da longevidade

O Ayurveda é a arte de viver diariamente em harmonia com as leis da natureza. É uma sabedoria natural antiga de saúde e cura, uma ciência da vida. Os propósitos e objetivos dessa ciência são manter a saúde de uma pessoa saudável e curar a doença de uma pessoa não saudável. Tanto a prevenção (a manutenção da boa saúde) quanto a cura são conduzidas através de meios inteiramente naturais.

Como uma ciência do viver, abarca nossa vida integralmente e a relaciona intrinsecamente à vida do universo. Corpo, mente e consciência estão em constante interação e relacionamento com outras pessoas e o ambiente. Ao trabalhar para gerar saúde, o Ayurveda leva em consideração esses diferentes níveis da vida e suas interconexões.

A tradição do Ayurveda estende-se por mais de 7.000 anos de prática diária, dos tempos antigos até os dias atuais. Não é um sistema de “cura alternativa” recentemente desenvolvido, mas uma ciência contínua da vida que nunca perdeu sua integridade e natureza essencial. Você pode imaginar quanta sabedoria ela contém e quanto conhecimento prático acumulou ao longo de milênios?

Em torno de 3.000 anos atrás (900 a.C.), a longa tradição oral do Ayurveda tomou nova forma quando três grandes estudiosos – Charaka, Sushruta e Vagbhata – escreveram os princípios dessa sabedoria antiga. Seus escritos ainda são usados pelos estudantes, residentes e professores nas faculdades médicas Ayurvédicas por toda a Índia.

Em um sentido mais profundo, o Ayurveda é a mãe de todos os sistemas de cura. De seus oito ramos principais (pediatria, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, geriatria, otorrinolaringologia, toxicologia, medicina geral e cirurgia) surgiram os ramos da medicina, como praticada hoje, assim como muitas modalidades modernas de cura, incluindo massagem, dieta, aconselhamento nutricional, fitoterapia, cirurgia plástica, psiquiatria, cinesiologia, shiatsu, acupressão, acupuntura e meditação. Todas essas têm suas raízes na filosofia e prática Ayurvédicas. O grande médico-sábio Charaka, um dos fundadores da medicina Ayurvédica, disse: “Um médico, apesar de bem versado no conhecimento e no tratamento das doenças, que não entra no coração do paciente com a virtude da luz e do amor, não será capaz de curar o paciente.” Que o conhecimento do Ayurveda possa nos ajudar a sermos uma parte vital de nossa autocura e de um contínuo bem-estar.

Como uma ciência do cuidado integral consigo, o Ayurveda inclui dieta e nutrição, estilo de vida, exercícios físicos, descanso e relaxamento, meditação, exercícios respiratórios e ervas medicinais, juntamente com programas de purificação e rejuvenescimento para a cura do corpo, da mente e do espírito. Numerosas terapias auxiliares como musicoterapia, yogaterapia e aromaterapia também são empregadas. Nossa proposta é que nos familiarizemos com esses métodos naturais, para que possamos realizar escolhas adequadas em nosso estilo de vida. Assim, podemos  aprender as modalidades de autocura que são ideais para cada pessoa, de forma a criar, manter ou restabelecer a saúde e a harmonia.

Ayurveda é uma palavra Sânscrita que significa “a ciência da vida e da longevidade”. De acordo com essa ciência, todo indivíduo é tanto uma criação das energias cósmicas como também um fenômeno único, uma personalidade singular. O Ayurveda ensina que todos nós temos uma constituição, que é a nossa composição psicobiológica individual. Desde o momento da concepção, essa constituição individual é gerada pelas energias universais: espaço, ar, fogo, água e terra.

Esses cinco elementos combinam-se em três princípios fundamentais, ou doshas, que orientam e organizam o funcionamento de nosso corpo. Espaço e ar constituem vata, que é a energia do movimento; fogo e água constituem pitta, o princípio da digestão ou metabolismo, a transformação da matéria em energia; e água e terra formam kapha, a energia da estrutura e da lubrificação. Quando o espermatozoide e o óvulo se juntam na hora da fertilização, os fatores vata-pitta-kapha dos corpos dos progenitores são os mais ativos e proeminentes no momento, devido às estações, o clima, o estado emocional e a qualidade do relacionamento formam um novo indivíduo com uma constelação particular de qualidades. De acordo com o Ayurveda, a saúde é um estado perfeito de harmonia entre os três princípios fundamentais, ou doshas (vata, pitta, kapha) e, igualmente, uma harmonia vital entre corpo, mente e a alma ou consciência.

Em termos modernos nós falamos desse projeto do indivíduo como nosso código genético herdado; desde os tempos antigos o Ayurveda o chama de prakriti ou constituição individual, um fator constante que não muda ao longo da vida. É o nosso padrão de energia único, nossa combinação de características e predisposições físicas, mentais e emocionais.

Apesar da estrutura fundamental de nossa prakriti permanecer uma realidade fixa, ela é constantemente bombardeada por numerosas forças. Mudanças ao longo da idade e no ambiente exterior físico, cultural e interpessoal, a alternação do calor e do frio no passar das estações, nossos pensamentos, sentimentos e emoções infinitamente inconstantes, e a quantidade e qualidade da comida que ingerimos, entre outros, nos afetam continuamente. Uma dieta não saudável, excesso de stress, a insuficiência no descanso ou no exercitar-se, e emoções reprimidas, tudo isso perturba a harmonia dos doshas. Dependendo do tipo das mudanças e da constituição essencial do indivíduo, diversos alimentos podem influenciar nosso comportamento, como:

– Alguns indivíduos experimentam um aumento ou agravação de kapha, levando a condições como resfriados, congestões, espirros, e manifestações alérgicas, como também apego, ganância, depressão maior, possessividade, entre outros.

– Agravações em pitta predispõem o indivíduo ao criticismo, raiva, irritação, perfeccionismo exacerbado ou a sintomas físicos tais como inflamações, acidez estomacal aumentada, diarreia, febre, urticária, erupções cutâneas ou acne, para citar alguns.

– Desequilíbrios em vata podem se manifestar como constipações, distensão abdominal, gases, dor ciática, artrite ou insônia, juntamente com sintomas psicológicos tais com medo, instabilidade, ansiedade, insegurança, pânico etc.

Vários desequilíbrios e condições, em adição a inúmeros outros que levam o ser humano ao sofrimento, são devidos às alterações na ecologia interior do corpo. Elas perturbam a harmonia do indivíduo, criando mudanças bioquímicas sutis que enfim levam à doença. É por isso que o sistema de medicina Ayurvédico fala da necessidade da cura do indivíduo em todos os aspectos de sua vida e a partir da raiz do desequilíbrio.

“Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito,
com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário.”
~ Milenar provérbio ayurvédico

À medida que as condições internas e externas de nossas vidas mudam, se nós queremos permanecer saudáveis, precisamos nos ajustar constantemente para mantermos o equilíbrio. Um pouco deste ajuste acontece automaticamente devido à maravilhosa sabedoria e inteligência com os quais nossos corpos são compostos. Mas muitas coisas requerem escolhas conscientes.

Para manter a saúde e a harmonia, nós temos de equilibrar os três doshas, agindo de forma a aumentar ou diminuir vata, pitta ou kapha, na medida que as condições requeiram. Isso demanda atenção, consciência e prevenção de momento a momento. Desta forma, a prevenção – viver de forma saudável, harmônica e consciente na totalidade do momento presente – é, na verdade, uma forma de viver. O Ayurveda não é uma forma passiva de terapia, mas, na verdade, pede que cada indivíduo tome responsabilidade por sua própria vida diária. Através de nossa dieta, nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas numerosas responsabilidades, e nossa rotina diária como um todo, nós podemos empreender ações simples para a prevenção, autocura, integridade e crescimento em direção à realização.

~ [Texto inspirado a partir de: The need for healing – por Dr. Vasant Lad]

Se você deseja conhecer mais sobre a milenar ciência do Ayurveda, convidamos você a iniciar este processo de abertura e aposta em um cuidado integral. Gostaria de agendar uma Sessão? Entre em contatoOu clique aqui para saber mais sobre a Terapia Ayurveda.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar