Você realmente sabe descansar?

Descansar e relaxar de verdade é um dos grandes desafios da vida moderna. E quando a ansiedade e as preocupações persistem mesmo em momentos de lazer, muitas vezes usa-se o álcool e outras substâncias para conseguir desligar-se das preocupações e questões em aberto. Existem, contudo, técnicas milenares de auto relaxamento que podem nos levar a um alívio mais profundo, natural e duradouro, que podemos praticar em qualquer momento de nosso dia, nos propiciando uma vida mais leve e saudável.



Dentro da valiosa tradição do Yoga encontramos as técnicas de Yoganidra, um auto relaxamento profundo, onde buscamos reconhecer em nós o estado de quietude natural da mente e do corpo, que é comumente ofuscado pelas tensões acumuladas a nível muscular e também mental, que se manifestam como emoções negativas, medos, ansiedade, pensamentos repetitivos, uma constante preocupação com o futuro e o remoer de eventos passados. Toda essa tensão interna acaba somatizando-se no corpo eventualmente e, assim, ao longo dos anos vamos criando uma couraça e nos acostumando a essa sensação de contração e peso.

As massagens ayurvédicas, por exemplo, podem atuar bastante no tratamento dessas tensões, contudo, precisamos ir na raiz, na fonte de toda essa tensão para mudarmos os hábitos físicos ou mentais que geram esse desconforto em nós. Através de técnicas que focam na respiração e no momento presente, o Yoganidra nos guia por um caminho de dissolução consciente das tensões, uma retomada de consciência na relação mente-corpo. Esse processo de autorelaxamento consciente é uma arte de autocura, de autopurificação, de abertura para a própria vida. Como destaca Tarthang Tulku, um dos grandes professores tibetanos de Meditação, em seu célebre livro Gestos de Equilíbrio:

“Todos nós temos dentro de nós os recursos para sermos saudáveis e equilibrados; é tão somente uma questão de dirigir e utilizar as nossas energias de forma apropriada. Essa “direção”, todavia, não deve ser compreendida como um controle forçado ou disciplinado. É um processo natural, que principia a funcionar quando aprendemos a relaxar e utilizar certas maneiras de respirar, de sentir e de pensar que nos ajudam a ajustar nosso equilíbrio interior e a permitir que nossas energias fluam com maior liberdade”

Podemos dizer naturalmente que tudo na vida fica mais fácil e mais fluido se estivermos realmente presentes e relaxados. A sabedoria dos grandes mestres orientais nos apontam o tempo todo que precisamos da fluidez do bambu, firme e estável, mas ao mesmo tempo flexível. O excesso de rigidez e tensão nos quebra, rompe o fluxo da vida em nós. Uma prática regular de relaxamento nos ajuda a ir aos poucos dissolvendo velhas tensões, além de renovar a nossa vitalidade, como aponta o mestre Thich Nhat Hanh: “Seremos muito mais bem-sucedidos em todos as nossas empreitadas se deixarmos de lado hábito de correr o tempo todo, e fizermos pequenas pausas para relaxar e recentrar a nós mesmos. E, assim, teremos também muito mais alegria e prazer em viver nossas vidas”

Convidamos você a abrir espaço para este auto relaxamento em seu dia a dia. Neste novo áudio do Canal EntreSer, oferecemos um Relaxamento Guiado profundo que você pode escutar em qualquer hora do seu dia. Escute se preferir antes de dormir caso precise melhorar a qualidade do seu sono, combater a insônia ou mesmo relaxar mais efetivamente após um dia cansativo. É um áudio de fácil escuta, autoexplicativo. Antes de tudo, prepare um ambiente calmo e silencioso para a prática, deite-se ou sente-se confortavelmente, entregando-se a ao relaxamento guiado. Escute com frequência para aprofundar na técnica e depois nos conte aqui como foi a sua experiência.

Se você deseja conhecer mais técnicas, tirar dúvidas e aprimorar sua prática, oferecemos 2 caminhos, onde ensinamos e conversamos com mais profundidade sobre auto relaxamento e autocura: as Sessões individuais de Meditação e o Curso de Meditação.

Para saber mais informações, entre em contato: contato@institutoentreser.com.br | whatsapp: (31) 9 9711-0151 ou acesse o link: Curso de Introdução à Meditação

Inscreva-se também nosso Canal do Youtube para mais vídeos e áudios sobre Yoga, Meditação e Ayurveda. Você se lembrou de alguém que está precisando aprender a Relaxar profundamente? Sinta-se livre para compartilhar!

 

Namastê,
Marcus Fonseca

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar