Meditação Mindfulness para empresas e instituições

Desde 2012 o Instituto EntreSer oferece Oficinas e Programas de Meditação para empresas, escolas, faculdades e instituições públicas. Destacamos abaixo porque escolher o EntreSer para levar a Meditação e o Mindfulness para seus funcionários, colegas ou alunos:

Experiência sólida:

As Sessões de Meditação Mindfulness (ou atenção plena) do Instituto EntreSer para instituições propõem experiências e percursos que foram cuidadosamente desenvolvidos e aprimorados ao longo dos últimos 12 anos em nossa experiência de ensino, levando em consideração os relatos de centenas de nossos alunos com suas dificuldades, incômodos e obstáculos, como também na descoberta daquilo que facilita o aluno em sua jornada de aprendizado.


Nossos cursos, programas e aulas avulsas podem ocorrer presencialmente nas instituições ou na modalidade online, e algumas empresas preferem que seus funcionários venham ao Instituto EntreSer na Savassi ou em locais abertos na natureza como alguns parques ecológicos de Belo Horizonte. Ao longo dos últimos anos temos estendido as sessões para a modalidade online, via plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams, atendendo todo o Brasil e exterior.

Entre algumas das instituições já atendidas por nós estão: Fundação DESBAN do BDMG, Coleguium Rede de Ensino, TAG Livros, Colégio Sant’Ana, Alctel Soluções Tecnológicas, Centro Universitário UNA, Sólides Tecnologia, entre outras.


Prática bem fundamentada:

Além de nossa bagagem prática de ensino, nós também somos pesquisadores dentro deste campo da Meditação: Eu, Marcus, além de filósofo, com foco no pensamento oriental, estou terminando meu Mestrado em Ciência da Religião  na UFJF, onde pesquiso sobre a Consciência na Filosofia Indiana; e Débora, além de Psicóloga e pesquisadora da aplicação de Mindfulness na Psicoterapia, está desenvolvendo um projeto de Mindfulness para escolas públicas no Mestrado em Educação na UFMG.

[Assista o Vídeo no Blog EntreSer: Como a Meditação revolucionou a minha vida]


Abordagem acessível:

Desde a fundação do Instituto EntreSer em 2012, eu e Débora buscamos criar uma abordagem laica (não religiosa/sectária) e acessível em relação à Meditação para que fosse mais bem adaptada a diferentes ambientes, buscando não só uma prática formal que tenha efeitos naquele momento da sessão, mas para que os praticantes pudessem levar para suas vidas algumas ferramentas da meditação para aplicarem quando necessário em seu dia a dia.

[Clique aqui para ler um artigo sobre os Efeitos Terapêuticos da Meditação]


Alinhamento:

Nosso trabalho é sempre adaptado à demanda do corpo funcional de cada empresa ou instituição, desta forma, buscamos colher feedbacks frequentemente, abrindo canais de conversa com os praticantes para que eles possam relatar dificuldades e nos dizer os desafios deles tanto na vida pessoal como no ambiente de trabalho ou estudo para que possamos direcionar melhor as ferramentas meditativas para tais demandas. No decorrer do processo buscamos adotar um ritmo apropriado aos praticantes, adequando as práticas às suas necessidades. Além disso, podemos interagir com a equipe de Recursos Humanos e de Psicologia da Instituição para alinhar as demandas prioritárias.


Técnicas:

Todas as nossas práticas são baseadas nos principais protocolos internacionais de Mindfulness, validados por meio de métodos de pesquisa científicos, que direcionam todas as aplicações, práticas e conteúdos: MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction (Universidade de Massachusetts / EUA), MBCT –  Mindfulness-Based Cognitive Therapy  (Universidade de Toronto/Canadá; Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford / Reino Unido), MBHP – Mindfulness-Based Health Promotion (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Brasil ), MBEL – Mindfulness Based Ethical Living e MBHF – Mindfulness Based Human Flourishing (Bodhi College / Inglaterra). Nossa abordagem também é fortemente influenciada pelo trabalho do Awareness Training Institute e do Greater Good Science Center (GGSC) da University of California (Berkeley, EUA), onde eu tenho atualmente me aprofundado nos estudos em Mindfulness com o Prof. Dr. Jack Kornfield e a Profª. Drª. Tara Brach.

[Saiba as 3 razões científicas para você começar a meditar – no Blog EntreSer]


As aulas incluem:

Os principais exercícios atencionais e de auto relaxamento do Mindfulness
– Práticas de foco e concentração
– Técnicas de Respiração para acalmar a mente
– Exercícios corporais de Yoga Laboral
– Técnicas específicas para autorregulação emocional
– Ensino de ferramentas do próprio corpo, como o ritmo da respiração ou a percepção das sensações corporais
– Jogos contemplativos para gerar interação entre os praticantes, criando uma força de grupo que ajuda a fortalecer a prática individual de cada um
– Material didático, com o passo-a-passo das Técnicas-chave de Meditação e Mindfulness praticadas em aula
– Áudios de Meditação Guiada nos níveis básico, intermediário e avançado, para a prática diária
– Direcionamento de leituras dos textos e bibliografias de aprofundamento fundamentados na ciência, para os interessados.


Para quem se destina:

Os encontros são voltados tanto para quem nunca meditou, como para os que já praticam e desejam aprofundar, para que todos possam experienciar paz e tranquilidade no dia a dia através dessas técnicas; seja para acalmar a mente durante o trabalho como também para praticar em casa, para estar mais presente e focado, com o pensamento mais claro e objetivo, com o corpo relaxado e as emoções em equilíbrio.

[Conheça os 7 Mitos mais comuns sobre a Meditação em nosso artigo do Blog]


Aula/Oficina inaugural:

Em trabalhos contínuos (semanais, semestrais ou anuais), gostamos de iniciar o programa com nossa Aula Inaugural de Meditação para apresentar a Meditação Mindfulness e seus benefícios, com um contexto histórico e científico, além de podermos todos juntos experimentar uma prática inicial e tirarmos dúvidas frequentes sobre os mitos em relação à prática meditativa. Esta é uma forma de apresentar nosso trabalho e convidar todos para cuidarem mais da própria saúde através da Meditação.


Palestras:

Além deste Programa de Meditação que pode ter duração mensal, semestral ou anual, o Instituto EntreSer também oferece encontros e palestras pontuais (teórico-práticas) onde abordamos temas da Saúde Mental, Autoconhecimento, Vocação etc., ou com temáticas em datas importantes, como, por exemplo, o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio da ABP) e o Janeiro Branco (mês dedicado aos cuidados com a saúde mental).


Evento Avulso de Meditação Mindfulness:

Nossos eventos podem ser construídos juntamente com a empresa/institutição, de forma que possamos entender a demanda de cada grupo. Para um evento único, sugerimos uma prática que pode ter a duração de 25 minutos até 1h20, onde apresentamos brevemente a Meditação Mindfulness e seus benefícios, com um contexto histórico e científico. Em seguida fazemos juntos uma prática de Respiração e Contemplação das sensações corporais, emoções e pensamentos, e ao final conversamos sobre algumas dúvidas dos participantes, aprofundando em perguntas frequentes sobre os mitos em relação à prática meditativa.


Orçamento:

Se você deseja levar nossas sessões de Meditação Mindfulness para sua empresa, escola, faculdade ou instituição pública, seja presencialmente ou online, nos conte sobre a sua demanda para alinharmos nossa proposta.

Um abraço!
Marcus Fonseca

Leia mais abaixo sobre a Biografia dos Professores
e os Depoimentos de nossos Alunos!


Conheça algumas empresas que já meditaram com o Instituto EntreSer:


 

 

Orçamentos e Dúvidas:


31 9 9711-0151 (WhatsApp)

contato@institutoentreser.com.br

Quer conversar com a gente e tirar todas as suas dúvidas sobre a Proposta de Meditação Mindfulness do Instituto EntreSer, agendar uma conversa breve Online diretamente com os Professores ou pedir um orçamento, é só nos escrever aqui no WhatsApp

Conheça os seus Professores:

Marcus & Débora possuem 20 anos de prática pessoal de Meditação, tendo colhido experiências e aprendizados em retiros, cursos e práticas contemplativas em diversas tradições e linhagens do Yoga, Vipassana, Budismo Tibetano, Theravada e Zen, Mindfulness, Hinduísmo, Vedanta e Advaita Vedanta.

Viveram por 1 ano na Índia aprofundando na prática e no ensino da Meditação, participando de treinamentos contemplativos também na Tailândia e no Nepal. Juntos fundaram o Instituto EntreSer em Belo Horizonte, onde atuam como Professores de Meditação desde 2012, tendo ensinado centenas de alunos ao longo da última década, através de um ensino laico e não sectário, baseado nas Filosofias milenares orientais, mas com o respaldo científico da Neurociência, do Mindfulness e da Psicologia:


Marcus Fonseca é Filósofo,  Professor de Yoga, Meditação, Mindfulness e Filosofia, Mestrando em Ciência da Religião, Terapeuta Ayurveda e Co-fundador do Instituto EntreSer. Ao longo dos últimos 15 anos atuou como Palestrante e Pesquisador em religião comparada, espiritualidade e das pontes entre as tradições filosóficas orientais e ocidentais.

Pela UFMG graduou-se em Filosofia, com formação complementar em Língua e Literatura Grega e Latina no curso de Letras

Atualmente cursa o Mestrado em Ciência da Religião pela UFJF, com a pesquisa dedicada ao estudo dos Upanishads e das Filosofias da Índia Antiga, sob orientação do Prof. Dr. Dilip Loundo (Sanscritista e maior autoridade dos estudos Indológicos no Brasil)

Cursou Língua Sânscrita no Center of Sanskrit and Indological Studies da Tilak Maharashtra Vidyapeeth University em Pune (Índia), com a Profª Drª Hema Dole

Aprofundou seus estudos em Budismo Antigo pela Pune University (Maharashtra, Índia), com o Prof. Dr. Mrigendra Pratap, onde cursou Língua Páli e Estudos Buddhistas

É formado em Yoga & Meditação pelo Instituto Aravinda (Belo Horizonte), sob a tutela do Prof. Dr. Emílio Resende (Filosofia – UFMG)

Estudou Yoga e Textos Tradicionais em Kaivalyadhama Yoga Research Center (College of Yoga and Cultural Synthesis) em Lonavna, Índia

Aprofundando atualmente sua formação em Mindfulness no MMTCP (Mindfulness Meditation Teacher Certification Program), com o Prof. Dr. Jack Kornfield e a Profª. Drª. Tara Brach – Certificação internacional pelo Awareness Training Institute and Greater Good Science Center da University of California, Berkeley – EUA

Certificado em Ayurveda, a Medicina Tradicional Indiana, pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, em parceria com o American Institute of Vedic Studies. Além de diversas especializações ayurvédicas em renomadas universidades e instituições na Índia como: International Academy of Ayurveda, Kerala Ayurved ChikitsalayamGujarat Ayurved University, Dr. D. Y. Patil College of Ayurved & Research Centre, entre outras.

* Para conhecer mais sobre o seu percurso acadêmico dentro dos campos da Filosofia e da Ciência da Religião, acesse o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8765270718857739


Débora Nogueira é Psicóloga Clínica, especialista em Psicoterapia Humanista Fenomenológico Existencial, Mestranda em Educação, Professora de Yoga, Meditação e Mindfulness, Terapeuta Ayurveda e Co-fundadora do Instituto EntreSer. Há mais de uma década dedica-se à Clínica Psicológica, ao estudo da Meditação e das Tradições Contemplativas, e à aplicação de Mindfulness na Psicoterapia.

Graduada em Psicologia pela UFMG

Mestranda em Educação na UFMG, pesquisadora em ensino de Meditação Mindfulness em escolas públicas

Pós-graduada em Psicoterapia Humanista Fenomenológico Existencial pela Uni-BH

Aprofundou seus estudos em Experiência Elementar aplicada à Psicologia em cursos e estágio sob a orientação do Professor Dr. Miguel Mahfoud – UFMG

Atualmente especializa-se em Psicologia Experiencial e Focalização pelo Instituto Brasileiro de Focusing, associado ao The International Focusing Institute, New York, EUA

Formada em Mindfulness pelo NUMI – Núcleo de Mindfulness, em Belo Horizonte

Cursou Meditação e Psicoterapia: Integrando Mindfulness na Psicologia Clínica, com a Profª Drª Tara Brach

Capacitada pelo programa “Learning to Breathe” do Davis Behavioral Health (Layton, Utah – EUA), um protocolo de Mindfulness adaptado ao adolescente e voltado para o contexto escolar, elaborado pela Profª. Drª. Patrícia Broderick do Prevention Research Center da Pennsylvania State University, EUA

– Estudou Yoga e Textos Tradicionais em Kaivalyadhama Yoga Research Center (College of Yoga and Cultural Synthesis) em Lonavna, Índia

– Formada em Yoga & Meditação pelo Instituto Aravinda (Belo Horizonte), sob a tutela do Prof. Dr. Emílio Resende (Filosofia – UFMG)

Estudou Ayurveda, a Medicina Tradicional Indiana, pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, em parceria com o American Institute of Vedic Studies, tendo se especializado na Índia em diversos institutos e universidades de reconhecimento internacional, como: International Academy of Ayurveda, Institute of Beauty Health and Ayurveda, Gujarat Ayurved University, entre outras.

* Para conhecer mais sobre o seu percurso acadêmico dentro dos campos da Psicologia e da Educação, acesse o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2028739082464393


O que dizem os nossos alunos:

 

“A história sobre Meditação, entender de onde surgiu e quais foram às raízes, aprender mais sobre a cultura oriental e sua influência, as diferentes práticas e os espaços de compartilhamento de sensações!
O Curso atendeu as expectativas, bem completo com informações relevantes, tem um ótimo equilíbrio entre teoria e prática! Tanto o espaço quanto o tamanho da turma foram adequados! Os materiais complementares ajudam muito a incorporar as práticas no dia a dia!” 
~ Vinícius Malheiros, Cientista da Computação

 


“Minha introdução no Instituto EntreSer começa em uma consulta, em que me é sugerido conhecer o programa de desintoxicação com a Débora, Psicóloga e Terapeuta Ayurveda. Iniciei o tratamento com a Débora, provavelmente em 2018. Os benefícios da nutrição ayurvédica, associada com as massoterapias (Shirodhara, Abhyanga e Swedana), logo se fizeram presentes na minha vida, com novos hábitos, compreensão de uma alimentação saudável. Com a Débora também fiz terapia individual por um tempo. Esse caminhar, no cuidado com a saúde do corpo e da mente, foi revolucionário na minha vida. Faltava a Meditação, acalmar a minha mente, sempre ocupada com o que “será amanhã…” Coincidência ou não, ganhei um livro de presente do meu filho, Pedro, “Por que o budismo funciona” de Robert Wright. Esse livro não é de fácil compreensão, contudo, foi um começo e a vontade de uma experiência de meditação aumentou.
No inicio de 2023 participei de uma Turma de Meditação com o Marcus, Filósofo e Terapeuta Ayurveda. Percebi que através da Meditação posso diminuir minha ansiedade. O não antecipar preocupações, viver o aqui e agora, tem me trazido paz interior, acalma minha mente. Agradeço de coração as terapias do corpo e da mente, propiciadas pelo Instituto EntreSer. Muitas bênçãos para vocês.” 
~ Nadir Militão, Professora Universitária aposentada (PUC Minas)


“Antes de conhecer o Instituto EntreSer, eu já praticava Meditação a partir de conhecimentos que fui adquirindo com leituras e aplicativos de meditação guiada. Mas sentia que precisava me aprofundar mais na prática e na intenção de cada meditação. No Curso de Introdução à Meditação do EntreSer, tive acesso a parte filosófica e histórica da meditação e um pouco do Yoga, e também do objetivo de cada prática, o que me ajudou muito a desenvolver melhor a prática da Meditação.
Além disso, as referências bibliográficas compartilhadas, tem servido como um bom direcionamento na busca desses saberes ancestrais. Sem contar, que praticar as técnicas em grupo durante as aulas e com orientação, me deu mais energia para praticar em casa e incorporar ainda mais a meditação no meu dia a dia.” 
~ Letícia Guedes, Massoterapeuta


“Não me lembro da primeira tentativa de meditar, mas me lembro que foi uma busca por amenizar os diversos conflitos internos que já haviam, inclusive, me levado a estados de ansiedade e depressão. Questões que passavam por sonhos pessoais, por escolha profissional e por relações afetivas me impulsionaram a ir atrás não apenas de respostas, mas de experiências que pudessem acalmar e ao mesmo tempo motivar minhas atitudes diante dessas demandas. A meditação foi aos poucos se tornando fundamental nesse processo. O curso com o Marcus e a Débora se alinhou às necessidades de compreensão, de aprofundamento e de entrega à sua prática, sem complicações. As aulas foram fundamentais para organizar as ideias que eu já tinha buscado de forma aleatória e, ao mesmo tempo, abraçar os conhecimentos passados por eles.
A experiência de cada um, as leituras indicadas e as técnicas abordadas, além do conteúdo teórico proposto, contribuíram grandemente para responder as inquietações internas e transformar meu modo de lidar com questões práticas. Para além dos seus benefícios, a meditação modificou a minha postura diante da vida. O ser, que pra mim sempre foi verbo acompanhado do fazer e do ter, ganhou novo significado e foi substantivado na minha própria existência. Esse ser consegue, então, distinguir, aceitar e integrar o que lhe pertence, e o que é ilusão aprende, cotidianamente, a abrir mão. Assim, em amor, sigo me relacionando com meu Eu e com o Todo em tudo o que faço e em tudo o que tenho ciente da condição passageira de todas as coisas.” 
~ Karen Lourenço, Arquiteta


“Como quem se dirige a um desconhecido para pedir informação, foi casualmente que me deparei com  o Instituto EntreSer. E aquele desconhecido, de imediato, se tornou um amigo querido, propiciador de equilíbrio,  bem estar e paz de espírito, tudo o que se espera da verdadeira amizade.  Essa imagem bem retrata a minha aproximação e  os  benefícios para minha saúde psicossomática advindos a partir da experimentação das terapias oferecidas no Instituto  EntreSer.
Primeiro foi o tratamento Ayurvédico orietando pela Débora em 2016.
Em seguida, dei início à prática de yoga com o Marcus para culminar com o curso de iniciação à meditação que frequentei ministrado pelos dois. Para além da transformação que experimentei ao longos dos últimos dois anos, me encantou e me conquistou a  dedicação, a seriedade, a erudição, e não menos importante, a simpatia, que emana dos dois estudiosos da mente e da alma humanas.” 

~ Hélio Macedo, Servidor Público Federal


“A experiência que tive no Instituto EntreSer, com Marcus e todos envolvidos foi realmente fundamental e profunda. Ali pude experienciar múltiplas dimensões do Ser, dentro das diferentes visões orientais. Isso se deu primeiramente através das aulas de Yoga, através da qual o equilíbrio entre o físico, o energético e o espiritual era buscado. Assim, através das diferentes técnicas, conjugando ásanas, pranayamas, meditação e relaxamento pude experienciar essa reunião com o Ser, objetivo fundamental do Yoga. Além de qualquer questão estética ou psicológica, o processo das aulas me conduzia sutilmente à integração das múltiplas dimensões do Ser.
Tudo isso era complementado com as informações compartilhadas em encontros sobre as culturas e filosofias orientais, abordando temas como Ayurveda, hinduísmo e tantos outros que tive ali um primeiro contato. Poderia dizer que a vivência ali representou um passo a mais no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.”
 ~ Gabriel Braga, Historiador


“Uma das primeiras coisas que eu avalio quando me deparo com uma palestra é o palestrante. Primeiro vejo a intenção que está por trás de todo aquele movimento. É uma espécie de avaliação do sentido coisa, do seu valor. Se o que se busca é o Bem, fico tranquilo e passo para o segundo critério que é a capacidade de síntese do palestrante. A capacidade de síntese demonstra o conhecimento adquirido pelo palestrante, a dedicação que ele teve e a capacidade de transmitir o que aprendeu. Por último, como terceiro critério, vejo o quanto o palestrante é aquilo que diz. É um critério de coerência. 
As palestras de Marcus me foram muito valiosas porque fui capaz de estar mais próximo de temas que me são caros e a poder compreendê-los com mais exatidão, estar mais próximo de vivê-los. Foram palestras capazes de tocar todos os âmbitos do meu Ser (corpo, mente e espírito). Por isso, só me resta agradecer o carinho e a dedicação que recebi vindos de vocês, até mesmo este convite para escrever o depoimento veio preenchido desse cuidado e dessa atenção tão característico de vocês e de tudo que vocês prezam e realizam.” 
~ Breno Bucek, Psicólogo

Leia todos os Depoimentos aqui!

Faça um orçamento agora mesmo:
31 9 9711-0151
(WhatsApp)contato@institutoentreser.com.br
Converse com a gente pelo WhatsApp

💠 Em nosso canal do YouTube você encontrará vídeos sobre Meditação e Práticas Guiadas para você já iniciar! Clique aqui para acessar o Canal EntreSer

💠 Temos também um artigo no Blog EntreSer que pode te interessar: Os 7 Mitos sobre a Meditação – Leia ele aqui.

💠 Já segue nosso Instagram? Clique para ler novos posts sobre Meditação e Autoconhecimento: @institutoentreser

Posts Sugeridos

A Meditação e o maravilhamento com a vida

A Meditação e o maravilhamento com a vida

Uma das raízes do sofrimento humano, na visão da filosofia budista, está no que Buddha chamou de duḥkha, que pode ser traduzido como insatisfação. Isto se aplica hoje, da mesma forma que há 2.500 anos atrás. Hoje vivemos cada vez mais em busca de recompensas rápidas, quando conquistamos aquilo que desejávamos, depois de um tempo já desejamos outras coisas, nunca é suficiente. Mas essa sensação de insatisfação tem um antídoto: ampliarmos a visão e o coração para colhermos o que temos de bom aqui e agora. Pois é somente neste instante presente que podemos perceber que a vida em toda a sua magnificência se manifesta, não só nas belezas naturais, mas também através de nós mesmos e de nosso próprio olhar.

Essa amplidão da visão e do coração é o que podemos chamar de maravilhamento. O estado de maravilhamento com a vida parece requisitar, inicialmente, uma postura interior contemplativa, que por sua vez acontece quando há um encontro integral e silencioso com o momento presente.

Ler mais
Meditação: Uma abordagem efetiva para reduzir a ansiedade

Meditação: Uma abordagem efetiva para reduzir a ansiedade

O escritor e humorista estadunidense Mark Twain disse certa vez: “Já sofri muito por muitas catástrofes em minha vida. A maioria delas nunca aconteceu”. Sim, muitas vezes sofremos por antecedência e pode parecer que os pensamentos nos transbordam, deixando uma sensação de exaustão e de que a vida é assim mesmo, cheia de ansiedade.

Sabemos que a ansiedade é uma preocupação crescente na sociedade como um todo, impactando milhões de pessoas globalmente. Buscar maneiras eficazes de enfrentar esse desafio tornou-se crucial, e a meditação surge como uma prática que não apenas acalma a mente, mas também demonstra impactos positivos na redução da ansiedade, conforme evidenciado por uma série de pesquisas científicas consistentes nas últimas décadas.

Ler mais
Rejuvenescimento Celular e Alimentação Ayurveda Moderna: O Papel Vital da Espermidina

Rejuvenescimento Celular e Alimentação Ayurveda Moderna: O Papel Vital da Espermidina

A espermidina é uma poliamina, um tipo de composto orgânico que desempenha um papel importante em diversos processos celulares, incluindo a autofagia, que é um processo de limpeza celular que ajuda a remover as células danificadas ou velhas.

Esta poliamina tem ganhado destaque devido aos seus múltiplos benefícios para a saúde. Estudos recentes indicam sua possível contribuição para o rejuvenescimento celular e a promoção da longevidade.

Ler mais

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar