O que é Ayurveda?

Em sânscrito Ayuh significa Vida e Veda, Conhecimento, ou seja, a proposta do Ayurveda é uma proposta de autoconhecimento e acesso ao que o seu corpo realmente precisa para fluir com leveza, vitalidade e inteligência celular. O paradigma ayurvédico demonstra como as interações entre corpo, mente e consciência podem ser harmonizadas e melhoradas, para que possamos viver uma vida de paz, equilíbrio e vigor

Como uma ciência da Autocura, o Ayurveda tem seu foco principal na alimentação, através de dietas desintoxicantes e um aconselhamento nutricional individualizado de acordo com o metabolismo e a constituição da pessoa, além de estilo de vida, relaxamento, meditação, exercícios respiratórios e ervas medicinais, juntamente com programas de purificação e rejuvenescimento para a cura do corpo, da mente e do espírito através de massagens e diversos procedimentos. Tanto a prevenção quanto a cura são conduzidas através de meios inteiramente naturais.

“Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito,
com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário.”
~ Milenar provérbio ayurvédico

– Um fundamento sólido

O Ayurveda floresce há milhares de anos e oferece um arcabouço de conhecimentos e práticas de saúde que sustentam uma visão da medicina como arte, menos mecânica e mais articulada com vida e a integralidade corpo-mente-consciência do ser humano.

Ayurveda não é um sistema de saúde novo embasado em argumentos teóricos. Trata-se de uma filosofia perene que permanece viva há mais de 3.000 anos, oferecendo a humanidade ferramentas capazes de clarear o que é mais importante para nós cuidarmos de nossa saúde e nos fazer compreender e experienciar claramente as dinâmicas da vida, para então sabermos como interagir com elas de forma positiva, na direção de nossa realização, felicidade e saúde integra.

A corrente de sabedoria milenar do Ayurveda foi sendo elaborada, testada e retestada ao longo de milhares de anos por Ayurvédicos em milhões de pacientes. A terapias Ayurvédicas, os diagnósticos, a determinação do procedimento terapêutico apropriado para cada condição humana e todas as teorias e práticas de tal filosofia passaram por um trabalho de lapidação minuciosa de geração em geração, até a contínua elaboração atual vista a partir de trabalhos acadêmicos e hospitais em todo o mundo.

– Filosofia para a vida

Darshana, palavra sânscrita para “filosofia”, em sua raiz também significa literalmente “ver” ou “vendo”. Uma filosofia bem compreendida nos permite reconhecer a vida claramente, para além de dogmas, preconceitos, religiões sectárias, modismos etc. pois nos capacita a interagir simbolicamente com os pontos elementares da Natureza e trazer isso para nossa vida cotidiana.

No campo da saúde, o ponto de vista embasado nas dinâmicas da natureza se mostra riquíssimo, afinal, apenas a própria natureza se cura. Terapeutas e médicos são ferramentas que ensinam seus pacientes como facilitar ou parar de impedir o trabalho de auto cura presente naturalmente nos organismos, isso nunca foi diferente.

“Que teu remédio seja teu alimento e que teu alimento seja teu remédio”
~ Hipócrates [“Pai” da medicina ocidental, 460 a.C. – 370 a.C. ]

– O Ayurveda hoje

Ayurveda literalmente pode ser traduzido como “a ciência da vida”, “a sabedoria do viver” ou “a arte da saúde e da longevidade”. Trata-se de uma ciência que ultrapassou a ciência mecânica, e continua fiel ao seu objeto de estudo que é complexo e por isso supera em muito o ponto de vista mecânico. Se o objetivo do Ayurveda é facilitar a saúde para a auto realização, é importante contemplar totalidades tais como vida, sabedoria, arte, natureza, ser, liberdade… dentro do contexto da saúde.

Atualmente o ponto de vista do Ayurveda tem sido de grande valor para agregarmos ao nosso paradigma, uma das maiores contribuições desta filosofia para os temos atuais é a retomada da importância da prevenção. Tal ciência sempre enfatiza a prevenção mais do que o tratamento da doença. Desde suas várias abordagens terapêuticas, busca-se fortalecer e rejuvenescer o organismo para prevenir que doenças se manifestem ou se instaurem.

Sua proposta natural é uma quebra no ritmo de desarmonia e dissociação que estamos percebendo como sociedade e como indivíduos. O que estamos criando atualmente? Quais resultados mais colhemos como grupo humano? Nossa mídia, indústria, política, agricultura, consumismo, etc. têm sempre um visível aspecto violento. Até mesmo no âmbito da saúde podemos perceber violência, se pensarmos em nossa indústria farmacêutica e no sistema de saúde, por exemplo, é de praxe destruirmos o corpo para salvá-lo. Retiramos um órgão do corpo se ele acusa um desequilíbrio do organismo e retomamos o mesmo estilo de vida que causou o desequilíbrio… Nós matamos com antibióticos, forçamos o corpo com cafeína e remédios, realizamos tratamentos com inúmeros efeitos colaterais… O que o Ayurveda aponta para os dias de hoje é: Nós florescemos em harmonia com a natureza, não na luta contra ela.

Namastê,
Débora & Marcus
Gostaria de agendar uma Sessão? Entre em contato!
Ou clique aqui para saber mais sobre a Terapia Ayurveda Online

 

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar