Ama-Pachana, a Milenar Desintoxicação Ayurvédica

Em certos momentos da trajetória de nossa vida sentimos um chamado para refletirmos sobre os caminhos que temos seguido. Sejam estes momentos de crise, transição ou reflexão, todos eles trazem  consigo uma energia de mudança e renovação, que pode nos inspirar a tomar mais responsabilidade por nossa saúde e colocar em prática as mudanças que desejamos profundamente.

Os caminhos da vida são muitos, mas há um caminho de equilíbrio integral, de reconexão de corpo, mente e alma que vale a pena ser descoberto por todos: o caminho de autocura e autoconhecimento do Ayurveda, o milenar Sistema de Medicina Integral da Índia.

O passo inicial dentro do universo ayurvédico é a desintoxicação. Mas não se trata de uma nova Dieta Detox, que vem e vai como modas de verão. O Ayurveda, ao longo de milhares de anos desenvolveu o Ama-Pachana, uma dieta de digestão de biotoxinas produzidas por um corpo em desequilíbrio. Os objetivos da desintoxicação ayurvédica vão muito além da redução de peso ou resultados estéticos, pois almejam uma limpeza profunda do sistema digestivo, de todos os srotas (canais) e dhatus (tecidos) do corpo, uma verdadeira restauração do estado natural de nosso metabolismo individual.

O Ayurveda nos ensina que para termos uma Saúde Plena precisamos desintoxicar o organismo com certa regularidade, pois as toxinas são o fator central que gera desequilíbrios em nós e que, fora de controle, permitem que as doenças se desenvolvam. Acumula-se toxinas não só ao ingerir agrotóxicos, substâncias artificiais e refinadas, metais pesados ou hormônios presentes nos alimentos atuais, mas também, mesmo tendo uma alimentação orgânica ou 100% natural, podemos estar intoxicados se não conseguirmos digerir bem os alimentos.  Por isso, cada pessoa precisa de um processo de desintoxicação individualizado, onde a duração e intensidade dependerão do nível de toxinas que o diagnóstico ayurvédico percebe em cada paciente.

O nível de Ama ou biotoxina que se acumula no organismo ao longo de nossa vida definirá como nosso organismo combaterá agentes externos ou tendências genéticas hereditárias por exemplo. Por isso, o processo de desintoxicação ayurvédica é chamado Ama-Pachana, em sânscrito Pachana significa digestão e Ama, toxina, ou seja, nós iremos digerir as toxinas acumuladas ao longo de anos e expeli-las naturalmente, restaurando nossa saúde integral e nos prevenindo da desvitalização e do adoecimento. O Detox do Ayurveda se difere de muitas dietas modernas, ao indicar uma alimentação fácil e saborosa, com ênfase em alimentos naturais que você pode encontrar facilmente em mercados brasileiros. Nada exótico ou drástico demais que possa dificultar o tratamento para algumas pessoas, mas ao mesmo tempo é um processo tão profundo que, em nossa experiência, a maioria dos pacientes conseguem resultados mais efetivos e duradouros do que já obtiveram em outras dietas que experimentaram anteriormente.

Os alimentos, temperos e chás que cada pessoa deve focar neste período são indicados de acordo com o Dosha e o foco de toda a alimentação deste período é em alimentos que fazem com que nosso Agni, o fogo intestinal, seja capaz de digerir as toxinas primeiramente em todo o trato gastro-intestinal e, em paralelo, o uso dos chás e temperos irão regularizar o metabolismo, propiciando a desintoxicação do sangue e de órgãos como os pulmões, fígado e rins.  

Para entendermos melhor o Ama-Pachana podemos metaforizar biologicamente o corpo humano como uma máquina metabólica. O trabalho de nossa digestão é transformar o alimento em energia e nesse processo contínuo sempre surgem resíduos tóxicos que devem ser eliminados através da desintoxicação natural do corpo. Comumente observamos desequilíbrios no processo de digestão que podem ser ocasionados por emoções, pensamentos, hábitos alimentares em desacordo com nossa constituição individual e estilo de vida inadequado. Tais desequilíbrios provocam disfunções nos doshas e o acúmulo de ama, que pode se alojar nas paredes dos órgãos, canais e células do corpo, originando inflamações, bloqueios, dores e outras disfunções ou doenças a longo prazo. Desta forma, as toxinas no corpo acarretam em um ciclo vicioso, pois retroalimentam hábitos mentais e emocionais que novamente desequilibram o organismo, tais como ansiedade, medo, irritação, entre outros.

A Medicina Ayurvédica se baseia em uma visão integral que engloba reeducação alimentar de acordo com o Dosha, estilo de vida e hábitos saudáveis, estratégias para o cotidiano, o uso dos antídotos entre diversas outras possibilidades. Contudo, a alimentação e o reequilíbrio de nossa capacidade digestiva são o centro do trabalho ayurvédico, sendo a Dieta Anti-Ama o primeiro passo. Além da parte alimentar, indicamos também as massagens desintoxicantes como a Abhyanga com Sauna Terapêutica e o Udwartana, procedimentos ayurvédicos essenciais para aprofundar o processo de desintoxicação de todo o corpo. A Fitoterapia e a Aromaterapia também podem auxiliar em cada caso.

A Desintoxicação é a fase inicial da Terapia Ayurvédica, mas também a sua etapa mais importante. Ela é essencial para que a pessoa possa iniciar uma alimentação equilibrada de acordo com sua constituição individual para toda a vida.  Desta forma, regularizar os doshas depende primeiramente de livrar o corpo da raiz do desequilíbrio dos doshas no corpo: a toxina. Pois, com a presença de Ama, não podemos tratar apropriadamente as disfunções e queixas de forma mais efetiva e duradoura.


O Instituto EntreSer oferece a você a oportunidade de poder se conectar consigo mesmo, entender seu organismo e adentrar esse cuidado mais atencioso com sua Saúde Integral. Com a Sabedoria do Ayurveda você descobre como desintoxicar, rejuvenescer e fazer melhores escolhas.

Leia mais sobre a Terapia Ayurvédica aqui. E comece um novo ciclo em sua vida com mais leveza, paz e a saúde plena do corpo e da mente. Entre em contato para agendar a sua 1a sessão!

 

Namastê,
Débora & Marcus

 

Tags:

20 comentários

  1. Gostaria de receber por email valores de pacotes e detalhes dos possessos de desintoxicação e ter um norte diário para manter a saúde física mental e espiritual. Grato!

    Luiz
    1. Oi Luiz, como vai? Apreciamos o seu contato por aqui…

      📧 Te enviei um email agora com os detalhes das sessões de Ayurveda que incluem o processo de Desintoxicação, além disso, você receberá o Questionário de Ayurveda, que deverá responder com calma até a sua sessão inicial. Confirme se recebeu o email por favor. Caso não tenha chegado aí nos avise, confira também na sua Caixa de Spam…

      Instituto EntreSer
  2. Muito linda a história Vale a pena repetir de novo❤❤❤❤

    Márcia Maria da silva
    1. 🙏🏻😊

      Instituto EntreSer
  3. Gostaria de conhecer mais sobre o tratamento auyvedico e principalemnte focado em desentoxicao ama.

    Gabriela
    1. Oi Gabriela. Ficamos felizes em ver o seu movimento de busca aqui com a gente, por mais saúde e autocuidado, que é exatamente a proposta do Ayurveda.

      🌿 A Terapia Ayurveda te ajudará a compreender com mais clareza as raízes dos desequilíbrios e, assim, como recuperar a sua Saúde Integral. É um programa totalmente personalizado e 100% natural, que acontece ao longo de 3 a 6 sessões (com retornos incluídos)

      🍶 Começamos com a Terapia Ayurveda Alimentar que inicia com uma sessão de diagnóstico para compreendermos melhor suas queixas e desequilíbrios. Depois desenvolvemos juntos um programa ayurvédico para você com alimentação ideal para seu biotipo, dieta de desintoxicação ayurvédica personalizada, o uso dos chás, temperos e superalimentos, estratégias de reeducação alimentar, ervas medicinais, óleos essenciais, entre outros como o equilíbrio dos 6 sabores na alimentação, o uso dos antídotos dos alimentos etc.

      🧘🏻‍♀‍ Há também a opção da Terapia Ayurveda Integral que inclui também sessões de aprofundamento focadas em Dinacharya (hábitos saudáveis ideais para você), Rotinas matinais personalizadas, Técnicas de Focalização, Meditação individualizada e as ferramentas da Yogaterapia para o equilíbrio mental e emocional.

      Para você compreender todo o processo, valores, pacotes etc., te enviamos um email agora com todos os detalhes sobre as sessões… Confira lá se recebeu… 😉

      Instituto EntreSer
  4. Olá Caros que abordagem interessante, gostaria de entender melhor se esta tambem seria o mesmo que uma monodieta, grata

    Sheila
    1. Oi Sheila. Primeiramente é importante entender que na visão do Ayurveda tudo deve ser individualizado de acordo com o metabolismo, momento de vida e desequilíbrios de cada um. Desta forma, a monodieta ayurvédica pode ser indicada em alguns casos para intensificar o processo de Desintoxicação. Levando em consideração os ingredientes ideais para o paciente, pode-se propor que a ele consuma ao longo de um dia somente uma receita de arroz com legumes por exemplo. Agende sua sessão com a gente para podermos conversar sobre o que é melhor para você! Te enviamos por email a proposta completa da Terapia Ayurveda Integral. 😊

      Instituto EntreSer
  5. Gostaria de saber mais sobre essa terapia e como é feito o acompanhamento.

    Janaina
    1. Oi Janaína! 😊 Apreciamos o seu contato.

      📧 Te enviei um email agora com as informações completas sobre como funciona a Terapia Ayurveda, as sessões e os tratamentos…

      Confirme se recebeu o email, por favor… Leia com calma o material e qualquer dúvida é só dizer! Aguardamos o seu contato para agendar a sua sessão.

      Atenciosamente,
      Equipe EntreSer
      🙏☀️🌿

      Instituto EntreSer
  6. Olá. Pode comer farinha integral na dieta antiama?

    Guilherme Henrique Capello
    1. Olá Guilherme! Boa tarde. Agradecemos o seu comentário. A Dieta Anti-Ama é sempre personalizada de acordo com o Dosha e a circunstância atual de cada pessoa, levando em consideração os desequilíbrios ou doenças presentes. Mas, de modo geral, é um período onde evita-se o Trigo, focando mais em outras farinhas integrais, a depender de cada caso, como as farinhas de grão de bico, centeio, aveia, entre outras. Te enviamos por email uma explanação dos detalhes da Terapia Ayurveda e de nosso processo de Desintoxicação para você entender melhor. 😊

      Instituto EntreSer
  7. Gostei muito do conteúdo super válido fiquei interessada!👏👏🥰

    Bianca
    1. Olá Bianca! Apreciamos o seu interesse… Te enviamos um email com os detalhes sobre o Ayurveda aqui no EntreSer. 😊

      Instituto EntreSer
  8. Muito interessante conhecer um pouco mais sobre a desintoxicação como componente central na terapia Ayurveda. Gostaria de receber mais informações sobre o tratamento feito de forma online. Obrigada

    Danielle
    1. Oi Danielle!

      📧 Te enviamos um email agora com os detalhes das sessões e o Questionário de Ayurveda, que você deverá responder com calma até sua sessão. Confirme se recebeu o email por favor. 😊

      Instituto EntreSer
  9. Onde podemos encontrar profissionais que usam dessa prática?

    Elizangela Alves Ramos
    1. Olá Elizangela! Agradecemos o seu comentário.

      🙏 Aqui mesmo no Instituto EntreSer você pode fazer a sua Terapia Ayurveda. Dentro desse processo trabalhamos com a Dieta de Desintoxicação Anti-Ama personalizada de acordo com as necessidades e desequilíbrios de cada pessoa, além de levar em consideração o Biotipo pessoal, Dosha.

      💻 Atualmente as sessões são 100% online devido a Pandemia, então você pode fazer de qualquer localidade. 😊

      Mas de qualquer forma já trabalhamos com essa modalidade online há alguns anos sem nenhuma perda de qualidade para a terapia presencial, porque nosso trabalho é bem meticuloso e vamos averiguar juntos os desequilíbrios de seu organismo e tudo o que o Ayurveda pode te oferecer para que sua desintoxicação seja efetiva.

      📧 Te enviei um email agora com os detalhes de cada sessão da Terapia Ayurveda para você entender melhor o processo, além de um texto de introdução ao Ayurveda. 😉

      ☀️🌿✨

      Instituto EntreSer
  10. Muito legal essa matéria! Assim que eu puder vou procurá-los pra fazer uma desintoxicação.

    Gratidão

    REGINA CRUZ
    1. Apreciamos o seu retorno Regina. Aguardamos o seu contato.

      Instituto EntreSer

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar