Os Impactos Profundos da Respiração Consciente

Neste exato momento você está respirando. Você sabe que não precisa pensar para respirar, que ela é um movimento natural do corpo, de nossa fisiologia. Contudo, sabemos também que podemos notar variações em nossa respiração.

Por vezes, podemos notá-la mais rápida e rasa, ou em outros momentos profunda e tranquila. Estas mudanças muitas vezes refletem estados emocionais e mentais, e podem refletir também a ansiedade e o estresse pelo qual possamos estar passando.

Tomar consciência disso já é um primeiro passo. Os passos seguintes são tanto ir às raízes daquilo que nos deixa ansiosos ou estressados, como também aprender técnicas que podem ter efeitos mais imediatos em nossa mente e corpo.

A prática da Respiração Consciente, uma técnica de origens ancestrais, tem conquistado cada vez mais espaço nos estudos científicos modernos por apresentar resultados fascinantes relacionados ao funcionamento do sistema nervoso autônomo, em particular ao papel fundamental do sistema parassimpático. Pesquisas recentes apontam que esse sistema, muitas vezes chamado de “modo de descanso e digestão”, desempenha um papel crucial na regulação das funções do corpo em momentos de tranquilidade e relaxamento.

É importante considerar que o ato de respirar é a única função do sistema autônomo que nós temos o controle. Quando praticamos técnicas de Respiração Consciente, estamos, de fato, acionando o sistema parassimpático, O simples ato de direcionar a atenção para a respiração, observando-a com intenção, já envia um primeiro sinal ao sistema nervoso. Se, em seguida, nós expiramos por um período mais longo do que inspiramos, o sistema nervoso imediatamente recebe a mensagem de que está tudo bem agora, de que é seguro relaxar e se restaurar. Isso naturalmente desencadeia uma cascata de respostas fisiológicas benéficas que têm impactos profundos em toda a nossa vida.

Assim que a mensagem de relaxamento e segurança é reconhecida pelo corpo, saímos do modo de resposta ao estresse conhecido como resposta de “fuga ou luta”, o fundamento da sensação de ansiedade e insegurança, por exemplo. Então, nosso corpo reduz os batimentos cardíacos, aprofunda a respiração e induz um senso de calma e maior conexão com o outro, até mesmo a pressão arterial se estabiliza e a atividade do sistema digestivo é favorecida.

A relação entre a respiração consciente e o sistema parassimpático é uma simbiose notável. À medida que a respiração se torna mais consciente e profunda, o sistema parassimpático é ativado, e, por sua vez, a ativação do sistema parassimpático aprimora ainda mais a qualidade da respiração. Esse ciclo virtuoso cria um ambiente propício para a redução do estresse, promovendo a homeostase (a restauração do equilíbrio interno) do nosso organismo como um todo.

Além disso, a prática regular da respiração consciente pode ter efeitos cumulativos, treinando o sistema nervoso para responder de maneira mais eficaz aos estímulos estressores. Isso significa que, ao longo do tempo, tornamo-nos mais resistentes ao impacto negativo do estresse crônico, mitigando seus efeitos adversos sobre a saúde física e mental.

A conexão entre respiração consciente e sistema parassimpático não se limita ao âmbito físico. Também existe uma profunda influência sobre o estado emocional. A ativação do sistema parassimpático está associada a uma diminuição na produção de hormônios do estresse, como o cortisol, e a um aumento na liberação de neurotransmissores relacionados ao relaxamento, como a serotonina.

Portanto, ao praticar a respiração consciente, não estamos apenas promovendo um relaxamento momentâneo, mas estamos também cultivando uma base sólida para a saúde integral, fortalecendo a conexão entre mente e corpo, e proporcionando um espaço para o rejuvenescimento do sistema imunológico.

Novas pesquisas têm ressaltado os impactos profundos da associação entre respiração consciente e Mindfulness (atenção plena), que não só auxiliam na diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, como também podem aumentar a capacidade de concentração, melhorar a clareza mental e a tomada de decisões, e até mesmo melhorar a qualidade do sono.

Convidamos você a explorar esse universo de benefícios. Reserve alguns momentos do seu dia para se conectar com sua respiração, observe-a, sinta-a, contemple-a e perceba os efeitos positivos que uma respiração mais consciente pode trazer para sua vida.

Quer aprofundar? Vamos juntos! Convidamos você para o nosso Curso de Introdução à Meditação, onde dedicamos parte das aulas às técnicas milenares de Respiração do Yoga, do Budismo antigo e Zen, até as mais modernas práticas conscientes do Mindfulness, partindo sempre de uma perspectiva laica, científica e didática, para que você possa levar esse aprendizado para o seu cotidiano.

Saiba mais no link: Curso de Introdução à Meditação – Novo Grupo

Programação:


Qualquer dúvida sobre os Cursos e Aulas de Meditação estamos à disposição,

Marcus e Débora

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar