Ayurveda e Yoga na prevenção e tratamento da Osteoporose

Uma abordagem integrativa para a Saúde Óssea

A osteoporose é uma condição óssea comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, levando a ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. O Ayurveda e o Yoga, duas práticas originadas na Índia, oferecem uma abordagem integrativa para o tratamento e a prevenção da osteoporose. Neste artigo, buscaremos explorar como essas milenares disciplinas podem desempenhar um papel crucial na melhoria da saúde óssea.

Estudos indicam que o mais importante para ser trabalhado no tratamento da osteoporose, além da suplementação do cálcio, é exatamente evitar quedas, portanto, os exercícios de equilíbrio do Yoga são grandes aliados no cuidado dos ossos, como também as orientações alimentares do Ayurveda.

Ayurveda e a Osteoporose:

O Ayurveda não busca substituir a Medicina ocidental no cuidado desta disfunção, mas sim oferecer uma abordagem complementar baseada em princípios naturais e integrativos.

Na visão da Medicina indiana a osteoporose é um desequilíbrio relacionado ao dosha Vata, que está associado aos elementos mais leves e sutis de nossa constituição, simbolizado pelo elemento Ar. O Ayurveda se concentra em equilibrar o Vata e fortalecer os ossos por meio de tratamentos à base de ervas, massagens e orientações dietéticas. Abaixo indicamos alguns desses hábitos:

I – Ervas Fitoterápicas e Suplementos Ayurvédicos: O Ayurveda recomenda o uso de ervas como Ashwagandha (Withania somnifera) e Shatavari (Asparagus racemosus) para fortalecer o tecido ósseo. Além disso, suplementos como o Cálcio de Conchas de Ostras (Kukkutandatvak) podem ser prescritos para melhorar a densidade óssea.

II – Massagens com Óleos Medicados: Massagens com óleo aquecido, especialmente com óleo de gergelim medicado com ervas anti-Vata, são uma prática ayurvédica comum para reduzir a fragilidade óssea, melhorar a circulação e equilibrar o dosha Vata.

III – Dieta Equilibrada: Uma dieta ayurvédica equilibrada e individualizada, rica em alimentos fortalecedores dos ossos, como amêndoas, brócolis, ameixa, vegetais verdes folhosos e sementes de gergelim, são essenciais para melhorar a saúde óssea. Inúmeras pesquisas científicas já comprovaram o efeito das amêndoas e de fitoquímicos naturais indicados na alimentação ayurvédica na proteção óssea durante o envelhecimento (As indicações dos artigos seguem em anexo ao final)

IV – Troque Café por Chás de Ervas: O consumo do café aumenta o enfraquecimento dos ossos. Experimente substitui-lo, por exemplo, por chás de ervas como hortelã, chá verde ou gengibre para uma opção saudável.


Yoga, Meditação e a Osteoporose:

O Yoga é outra disciplina que pode ser muito benéfica para a osteoporose. A prática regular das posturas de Yoga, combinada com técnicas de respiração (pranayama) e meditação, ajuda a fortalecer os ossos, melhorar a postura e reduzir o risco de fraturas:

I – Posturas de Peso Corporal: O yoga inclui posturas que envolvem o uso do peso corporal para fortalecer os ossos, como o Adho Mukha Svanasana (Postura do cachorro olhando para baixo) e o Virabhadrasana (Postura do guerreiro).

II – Posturas de Alongamento e Equilíbrio: As posturas de alongamento, como o Trikonasana (Postura do triângulo) e o Vrikshasana (Postura da árvore), ajudam a melhorar o equilíbrio e a nossa postura natural, fortalecendo músculos específicos do corpo e reduzindo, assim, o risco de quedas e fraturas.

III – Pranayama e Meditação: A meditação e as técnicas de respiração do yoga ajudam a reduzir o estresse, o que pode ser benéfico para a prevenção e o controle da osteoporose, uma vez que o estresse crônico pode afetar diretamente a saúde dos ossos.

O Ayurveda e o Yoga oferecem ferramentas essenciais para uma velhice saudável e plena. Você pode iniciar nestas disciplinas em qualquer momento, mesmo que o processo de envelhecimento já esteja avançado. Contudo, como prevenção devemos iniciar o quanto antes para gerar esse fortalecimento e nos preparar para viver esta fase da vida de forma equilibrada, em todos os sentidos do termo!

Com a orientação de um profissional qualificado, essas práticas podem te ajudar a equilibrar o dosha Vata, fortalecer os ossos e promover uma vida mais ativa. É importante lembrar que o tratamento da osteoporose deve ser personalizado, e é sempre aconselhável consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento para a osteoporose ou osteopenia. Em paralelo um especialista em Ayurveda e Yoga poderá criar para você um plano de tratamento adequado às necessidades individuais.

Quer saber mais sobre esta proposta personalizada do Ayurveda, que envolve Alimentação, Yoga e Meditação, conheça a Terapia Ayurveda Integral no Instituto EntreSer.

Clique aqui e conheça nosso programa de Ayurveda.

Entre em contato para agendarmos uma conversa breve por telefone ou ligação de vídeo e tirarmos todas as suas dúvidas. Você pode agendar a sua sessão presencial de Ayurveda em Belo Horizonte! As sessões online continuam para todo o Brasil ou mesmo para BH se você ainda preferir esta modalidade.

* Referências:
I D Platt, A R Josse, C W Kendall, D J Jenkins, A El-Sohemy. Postprandial effects of almond consumption on human osteoclast precursors–an ex vivo study. Metabolism. 2011 Jul;60(7):923-9.
C L Shen, V von Bergen, M C Chyu, M R Jenkins, H Mo, C H Chen, I S Kwun. Fruits and dietary phytochemicals in bone protection. Nutr Res. 2012 Dec;32(12):897-910.
S M Sacco, M N Horcajada, E Offord. Phytonutrients for bone health during ageing. Br J Clin Pharmacol. 2013 Mar;75(3):697-707.
M Yi, J Fu, L Zhou, H Gao, C Fan, J Shao, B Xu, Q Wang, J Li, G Huang, K Lapsley, J B Blumberg, C Y Chen. The effect of almond consumption on elements of endurance exercise performance in trained athletes. J Int Soc Sports Nutr. 2014 May 11;11:18.
Stone KL, Seeley DG, Lui LY, et al. BMD at multiple sites and risk of fracture of multiple types: long-term results from the Study of Osteoporotic Fractures. J Bone Miner Res. 2003;18(11):1947-1954.
Bone Densitometer Market Global Sales are Expected to Grow Steadily to Reach US$ 1.75 billion by 2031. insightSLICE. Jul 2021.
De Laet CE, van Hout BA, Burger H, Hofman A, Pols HA. Bone density and risk of hip fracture in men and women: cross sectional analysis [published correction appears in BMJ 1997 Oct 11;315(7113):916]. BMJ. 1997;315(7102):221-225.

 

Qualquer questão estamos à disposição,

Marcus e Débora

 

 

 


Programação:

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar