As Origens da Meditação na Índia Antiga

As origens exatas da prática meditativa são desconhecidas, pois remontam a épocas muito anteriores á língua escrita e aos registros históricos. Mas sabemos que no oriente antigo, mais especificamente na Índia de 3.500 anos atrás começam a surgir os primeiros registros escritos sobre Meditação nas escrituras conhecidas como Vedas (Sharma, 2015), ainda que saibamos hoje que algumas práticas védicas tinham sido transmitidas oralmente pelos sábios Indo-Arianos, chamados Rishis, por séculos antes de serem escritas.

Os Vedas e mais tarde as escrituras chamadas Upanishads surgiram como produtos naturais das reflexões filosóficas destes Rishis, reflexões que iam desde perguntas amplas sobre o Cosmos até ao importante questionamento sobre a natureza da existência e da totalidade (Brahman), da consciência e do si-mesmo (ātman) (Mark, 2020).

Contudo, a prática contemplativa é possivelmente ainda mais antiga. O pesquisador e psicólogo Matt J. Rossano sugere que rituais em grupo e meditações entorno de fogueiras entre 200.000 e 150.000 anos atrás podem ter ajudado nossos ancestrais a desenvolver este estado contemplativo, algo que foi transmitido oralmente por inúmeras gerações até o surgimento da linguagem e o momento da invenção da língua escrita (Rossano, 2007).

Esta prática de usar o fogo como uma âncora de atenção para focar a mente (Jaffe, 2007) é uma técnica usada ainda hoje no Yoga para gerar concentração e calma. O renomado historiador das Religiões Mircea Eliade ressalta que meditações guiadas xamânicas existiram muito antes da chegada da escrita em culturas humanas de caçadores-coletores (Eliade, 1972), o que pode ter ajudado a estabelecer fundamentos cruciais das práticas contemplativas, como as conhecemos hoje.

Outras formas de meditação também ocorreram no ocidente como no judaísmo antigo, nos paganismos pré-cristãos e na tradição da Grécia antiga, mas isto pode ser um assunto para outro artigo. Além disso, é preciso enfatizar que foi na Índia antiga que a Meditação foi se desenvolvendo robustamente enquanto uma prática de autoconhecimento, com seus aspectos filosóficos e terapêuticos. As técnicas usadas por estes sábios antigos, que começaram as serem descritas nos Upanishads, as primeiras narrativas filosóficas mais profundas da Índia Antiga, atravessaram milênios e chegaram até nós na atualidade como práticas fundamentais para a autodescoberta e o encontro da paz interior.

Muitas formas de Meditação foram se desenvolvendo nos séculos que se seguiram aos Upanishads, em outras religiões indianas, como também após a expansão do Budismo pela Ásia, principalmente na China, Tibet e Japão. Todas estas tradições, contudo, tem seu berço na Índia antiga.

De modo geral, a prática meditativa enquanto um componente mais formal do caminho espiritual foi aprimorada pela tradição budista, que inicia a partir do Buddha histórico, Siddhartha Gautama, em torno de 600 a.C. Buddha fundou uma jornada experiencial que inspirou dezenas de gerações de praticantes a meditar fazendo uso de ferramentas simples como as sensações de nosso próprio corpo e a nossa respiração, renovando a abordagem contemplativa da tradição védica anterior que talvez tenha ficado mais preocupada com rituais e práticas de caráter devocional.  

E foi devido a estabilidade destas tradições indianas que a Meditação chegou aos dias de hoje. A partir do fim do séc. XIX, o ocidente começa a se interessar pelo oriente e as práticas contemplativas alcançam a modernidade culminando no Mindfulness e nas comprovações científicas de técnicas milenares.

Nos próximos posts iremos aprofundar mais nesta história, enquanto isso temos 2 convites para você:

  • Uma Meditação guiada breve para você dar os primeiros passos ou retomar a sua prática. Acesse no link:
    Meditação Guiada de 7 minutos no Canal EntreSer
  • O próximo grupo do Curso de Introdução à Meditação, onde veremos juntos a teoria, a história e a prática das principais tradições contemplativas. Saiba mais e inscreva-se no link:
    Curso de Introdução à Meditação – Novo Grupo

Um abraço, Marcus

* Referências:
Eliade, M. (1972). Shamanism: Archaic techniques of ecstasy. Routledge & Kegan Paul.
Jaffe, E. (2007, February 1). Meditate on it. Could ancient campfire rituals have separated us from Neanderthals? Smithsonian Magazine. Retrieved May 16, 2023, from https://www.smithsonianmag.com/science-nature/meditate-on-it-147282062/.
Mark, J. J. (2020). The Vedas. World history encyclopedia. Retrieved May 16, 2023, from https://www.worldhistory.org/The_Vedas/.
Rossano, M. (2007). Did meditating make us human? Cambridge Archaeological Journal, 17(1), 47–58.
Sharma, H. (2015). Meditation: Process and effects. Ayu, 36, 233–237.

Programação:


Qualquer dúvida sobre os Cursos e Aulas de Meditação estamos à disposição,

Marcus e Débora

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar