A Ciência por trás da Alimentação Consciente

Em tempos como esses que nos pedem que sejamos produtivos a todo momento, sentar-se para comer devagar, e sem fazer nenhuma outra coisa a não ser comer, pode soar para muitos como um desperdício de tempo. Contudo, a Ciência nos indica hoje algo que os antigos sábios da Índia já mencionavam, que buscarmos estarmos presentes, atentos e relaxados ao nos sentarmos para nossas refeições diárias pode não só nos propiciar uma boa digestão, mas também prevenir doenças e desequilíbrios metabólicos.


Assim, o conceito cada vez mais popular de Mindful Eating não é algo novo, na verdade, este princípio de uma alimentação mais consciente pode ser encontrado no milenar corpo de conhecimento do Ayurveda. Ele é a arte de estarmos atentos ao que comemos de tal modo que estejamos conscientes de nossa saciedade e da relação da comida com o nosso sistema digestivo.

Desde os seus inícios na Índia antiga, o Ayurveda deu grande ênfase na importância de termos uma boa digestão apontando para o fato de que como comemos é tão importante como o que comemos. Assim, a qualidade de nossa digestão pode ser diretamente afetada pelo ambiente ao redor e pelas emoções que estamos sentindo no momento de uma refeição.

Sabemos hoje que a digestão é controlada por nosso Sistema Nervoso Autônomo, mas isso não quer dizer que essa autonomia não possa ser involuntariamente influenciada por nossa mente. Vejamos um exemplo clássico: comer assistindo TV.

Neste caso, não só deixamos de prestar atenção ao alimento ou não o mastigamos corretamente, mas também, a depender do que estivermos assistindo, podemos estar sentindo emoções e sentimentos como raiva e ansiedade, que surgem sutilmente ao assistirmos um noticiário ou um filme dramático.

Nesse momento, o Sistema Nervoso Simpático, responsável por ajudar o organismo a lidar com situações de perigo ou de stress físico ou psíquico, é ativado. A Ciência nos explica que isso faz com que nosso corpo envie mais sangue para os músculos periféricos ao invés dos órgãos digestivos. Como resultado disso, o peristaltismo, o movimento de ondas de contração e expansão muscular que move o alimento pelo trato digestivo, se paralisa.

Mas quando estamos relaxados e nos alimentando de forma consciente, o sistema parassimpático fica mais ativado, ele é a parte do Sistema Nervoso Autônomo responsável pela essencial sensação de saciedade. Uma alimentação inconsciente é a razão pela qual podemos nos sentir ainda com fome logo após uma refeição ao invés de nos sentirmos satisfeitos por ter nos alimentado com mais atenção plena. Estudos neurológicos demonstraram que nosso cérebro precisa de ao menos 20 minutos para conseguir registrar o processo de comer e digerir como um todo.

Desta forma, se comemos depressa demais para o nosso cérebro é como se ainda não tivéssemos comido. O que pode nos fazer pensar que ainda estamos com fome e isso naturalmente nos levará a comer em excesso. É a partir daí que muitos desequilíbrios metabólicos têm a sua origem, como o sobrepeso, a obesidade, a diabetes, problemas cardiovasculares entre outros.

Estudos científicos recentes demonstraram como o Mindful Eating, ou a Alimentação Consciente, pode gerar em muitos indivíduos uma reflexão autêntica sobre a maneira como ingerimos nossos alimentos e, partindo daí, ajudar a lidar com compulsões e desequilíbrios alimentares. Estas pesquisas mostraram que, somente pelo fato de trazer consciência para ao menos uma das refeições do dia, muitas pessoas conseguiram gradualmente diminuir suas porções e mudar antigos hábitos alimentares.

Em nossa experiência com o Ayurveda é muito comum recebermos relatos dos pacientes sobre como eles passaram a apreciar mais os alimentos, como também passaram a se conhecer melhor ao reconhecer com mais precisão a fome fisiológica diferenciando-a da fome emocional.

Isto se deve às práticas de alimentação consciente que trabalhamos através da Terapia Ayurveda Integral, que ajudam a aguçar e aprofundar nossa relação com o momento presente.

Abaixo seguem algumas dicas de Alimentação Consciente que indicamos em nossas sessões de Ayurveda para você experimentar:

▪ Prepare um ambiente limpo, arejado, iluminado, agradável e abra as janelas
▪ Prefira uma música tranquila e relaxante ao invés de computador, celular ou televisão
▪ Coma com atenção plena ao momento presente
▪ Lembre-se de mastigar bem os alimentos
▪ Evite ao máximo dormir ou se deitar com estômago cheio
▪ Alimente-se sempre sentado e procure evitar se levantar durante a refeição
▪ No momento da alimentação, busque apenas tópicos leves para conversar
▪ Coma ao ar livre quando possível, em uma varanda ou parque
▪ Agradeça e lembre-se da abundância recebida da natureza

Você tem se alimentado com consciência?
Aprofunde em seu autoconhecimento com a gente! Aqui no Instituto EntreSer alinhamos Ayurveda e Mindfulness para te ajudar nesse caminho de autodescoberta e reequilíbrio natural.


Clique aqui e conheça nosso programa de Terapia Ayurveda Integral.

Entre em contato para agendarmos uma conversa breve por telefone ou ligação de vídeo e tirarmos todas as suas dúvidas.

Estamos felizes em anunciar o retorno de nossas atividades presenciais. Então, você já pode agendar a sua sessão da Ayurveda em Belo Horizonte!

[As sessões online continuam para todo o Brasil ou mesmo para BH se você ainda preferir esta modalidade devido a pandemia.]

Qualquer questão estamos à disposição,

Marcus e Débora

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar