5 Maneiras de agregar o Ayurveda em sua vida

Ainda que muitas vezes se pense que para iniciar no universo do Ayurveda precisaremos mudar de imediato toda a nossa rotina, como se de uma hora para outra devêssemos transformar todo o nosso dia a dia, é um equívoco encarar o Ayurveda como uma mudança radical e repentina de hábitos.

Em nossa experiência pessoal, tanto na aplicação dos princípios ayurvédicos em nossa vida ao longo dos últimos 15 anos, como também tendo acompanhado centenas de pacientes nesta última década aqui no Instituto EntreSer, aprendemos duas coisas: que cada pessoa tem o seu próprio ritmo e que o mínimo que se começa a aplicar do Ayurveda no dia a dia já surte efeitos claros na vitalidade e bem-estar dos indivíduos.

Desta forma, para darmos os primeiros passos dentro do Ayurveda podemos começar com calma, experimentando um hábito de cada vez, observando seus efeitos no corpo e na mente. Até que tal hábito se transforme em parte natural de nosso cotidiano. Assim, passamos para outro hábito e, assim por diante, vamos desenvolvendo gradualmente um estilo de vida mais saudável, sem que precisemos impor uma rotina artificial que não conseguimos manter com naturalidade.

Para te ajudar nesse caminho em direção à uma rotina ayurvédica, sugerimos 5 indicações que podem ser experimentadas uma de cada vez em sua vida. Um hábito por dia ou a cada dois dias, ou mesmo um por semana. O mais importante é você sentir que você guia o seu ritmo e que você pode refletir sobre os efeitos desses hábitos e suas influências em seu organismo, seja melhorando seu paladar ou apetite, equilibrando seu intestino e digestão, te trazendo mais vigor e clareza mental etc. Esperamos que vivenciar esses hábitos possa te abrir para tudo o que o Ayurveda pode trazer de harmonia para a sua vida:

– Equilibrar os 6 sabores (rasa) na sua alimentação:

Saber harmonizar os sabores em nossas refeições é um dos grandes segredos do Ayurveda para uma boa digestão e absorção dos nutrientes, como também da correta excreção dos produtos residuais da digestão (Ama). Na visão ayurvédica, cada sabor usado em conjunto ou mesmo individualmente nas doses apropriadas gera equilíbrio para todos os sistemas do corpo, como também trás contentamento e satisfação para a mente. Mas se usados de forma inapropriada poderão gerar incômodos que se apresentarão inicialmente como má digestão, gases, empachamento, falta de apetite, entre outros, além de a longo prazo desequilibrar os Doshas.

Cada pessoa, compreendendo o seu Dosha predominante (biotipo pessoal), deverá observar quais são os sabores, que em excesso, irão aumentar as chances de desequilíbrio de seu organismo. Por exemplo, pessoas predominantemente Kapha devem consumir em maior quantidade os seguintes sabores: Adstringente, Amargo e Picante. Já Pittas devem focar mais nos sabores: Doce, Amargo e Adstringente. E para os Vatas o foco deve ser no Doce, Ácido e Salgado.

Contudo, é importante lembrar que todos os 6 sabores são importantes para todos nós, desta forma, devemos consumir ao menos um pouco mesmo daqueles que não são os ideais para nosso Dosha. Assim, a quantidade e o foco de cada sabor deverão mudar para cada pessoa ao construir-se uma refeição ou receita.

Para adicionar o sabor ácido aos pratos você pode adicionar gotas de limão, para o sabor adstringente adicione açafrão e o picante é fácil com uma pimentinha do reino. O sabor amargo sempre está presente se há folhas verdes em seu prato. Mas o sabor doce e salgado são os mais fáceis, pois nossos alimentos são majoritariamente do rasa doce, como por exemplo arroz, milho, batata, mandioca, azeite, queijo e ovo.

– Usar os temperos ao seu favor, para equilibrar o Agni (o fogo digestivo):

Para que nossas enzimas digestivas estejam em equilíbrio e a digestão possa ocorrer de forma fluida e completa, os temperos têm um papel muito importante. Agregar temperos diferentes em nossa rotina pode não somente nos introduzir em novas experiências gastronômicas, mas também ajudar efetivamente o nosso Agni a realizar uma digestão harmônica. O que mencionamos anteriormente vale aqui também, cada Dosha tem os temperos ideais para si, mas de modo geral, podemos usar um pouco de todos eles de forma moderada, sempre buscando observar os efeitos deles em nossa digestão. No entanto, os efeitos dos temperos não se restringem à digestão, a Cúrcuma por exemplo, usada diariamente tem comprovadamente propriedades anti-inflamatórias e algumas pesquisas científicas contemporâneas destacam inclusive a sua importância na prevenção do câncer.

Inicie ou incremente esta prática com uma postura de experimentação e curiosidade, deguste novas especiarias e teste em seus pratos. Listo aqui alguns temperos que se você ainda não os tiver em sua cozinha, vale investir: Gengibre em pó, açafrão, canela, cravo, semente de coentro e cominho, cardamomo, louro, orégano, tomilho, alecrim, pimenta do reino e noz moscada. Estes são alguns que contribuem muito para nosso organismo e sentidos!

– Tomar chás todos os dias:

Adicionar o hábito de tomar chá diariamente pode gerar muitos benefícios para seu organismo e te ajudar a equilibrar incômodos e queixas de forma natural. Como, por exemplo, tomar um chá de erva doce quando estiver com gases intestinais, um chá de gengibre para melhorar o apetite ou um chá de camomila para te ajudar a relaxar e dormir melhor.

Caso você ainda não tenha uma orientação profissional de um Terapeuta Ayurveda, é importante apenas ressaltar que, de modo geral, você não deve passar de 1 colher de sopa de ervas por dia (ou 3 saquinhos de chá). Você pode começar experimentando com uma xícara de chá pela manhã e outra à noite, focando no chá de Camomila à noite e variando entre outras ervas pela manhã.

– Exercitar ao menos 1 hora por dia:

A atividade física é um dos pilares da saúde na visão do Ayurveda. Pesquisas atuais demonstram como o exercício físico aeróbico diário com uma duração de em torno 1 hora é efetivo para o fortalecimento do sistema autoimune, como também na prevenção de doenças cardiovasculares e no aumento do bem-estar.

Se você ainda não consegue se exercitar pelo tempo de 1 hora, comece aos poucos e vá aumentando a cada dia. Sugerimos começar com uma prática de Yoga de 20 minutos, como algumas repetições da série “Saudação ao Sol”.

– Se alimentar com consciência:

Atualmente as técnicas de mindful eating tem sido muito difundidas como uma forma de trazermos nossa consciência para o momento da alimentação. Estar mindful, ou seja, com nossa atenção plena intencionalmente voltada para todo o ato de uma refeição, desde a sua preparação até o degustar e mastigar o alimento é algo que foi destacado também nos fundamentos do Ayurveda, que na Índia antiga apontava para a grande importância de uma mastigação adequada. Na visão ayurvédica, se estamos atentos e presentes perceberemos que o corpo sabe naturalmente por quanto tempo devemos mastigar cada alimento. Trazer calma e contemplação para as nossas refeições nos ajuda a liberar mais saliva, que é o início da digestão, como também permite ao cérebro interpretar melhor a saciedade ideal que nos aponta quando estamos satisfeitos e devemos parar a refeição.

Na sua próxima refeição ou lanche busque trazer essa postura meditativa de atenção para o ato de comer e degustar o alimento, com uma atitude de curiosidade e abertura, como se você se perguntasse “Como é sentir o que sinto agora?”, “Qual é o gosto deste alimento?”, “Qual é a sensação de mastigar este alimento agora?”, “Eu consigo sentir todos os 6 sabores em meu paladar agora?”, “Como é sentir a combinação deste com este alimento?”.

Se você quiser, faça esse exercício por alguns dias e reflita como a sua relação com os alimentos tem mudado com esta postura mindful: Atenta, curiosa, gentil e aberta.


Experimente essas sugestões em sua rotina e depois nos conte aqui como foi. Se você deseja aprofundar em seu reequilíbrio, dentro da Terapia Ayurveda você poderá compreender em mais detalhes como equilibrar os sabores com o seu Dosha e seu momento atual, quais chás são ideais para você, como praticar a Saudação ao Sol; tudo isso e muito mais está dentro do processo da Terapia.

Clique aqui para saber mais sobre a Terapia Ayurveda Integral

Ou entre em contato para agendarmos uma conversa breve por telefone ou ligação de vídeo e tirarmos todas as suas dúvidas.

 

Qualquer questão estamos à disposição,

Marcus e Débora

[Estes 5 hábitos são temas muito amplos e de grande importância dentro do universo ayurvédico, por isso, em breve iremos escrever artigos somente sobre o uso dos 6 sabores, outro sobre Mindful eating etc. Continue acompanhando o Blog EntreSer para ler as próximas postagens.]


 

Programação:

Clique aqui para conhecer o Mapa desta Jornada e se inscrever!

 

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar