A depressão quase me venceu. Sei que ainda há um estigma muito grande em relação a essa doença, mas decidi falar abertamente sobre minha experiência de foro íntimo por considerar que isso pode contribuir para pessoas que, como eu, passaram por dias extremamente difíceis e desesperadores. Cheguei à consulta com a terapeuta ayurvédica com poucas esperanças, mas com o desejo de que pudesse encontrar a solução para a tormenta e sofrimento que estava vivendo há muitos anos. Posso dizer que a primeira fase do tratamento, a desintoxicação, foi fundamental para uma mudança drástica na minha saúde.
Em apenas 10 dias recuperei a sensação de bem estar, leveza e energia perdida há anos. Não quero dizer com isso que foi fácil seguir as recomendações e lidar com as reações biológicas e psicológicas do processo, mas foi muito recompensador. Vi na prática a concretização do provérbio ayurvédico que diz que “sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário”. Como minha mente passou a funcionar melhor, tive mais clareza para lidar com as questões do dia a dia. O Ayurveda não foi o único responsável por minha melhora, mas definitivamente foi o desencadeador do processo.
Em suma, o Ayurveda superou todas as minhas expectativas e, por ter me encontrado e me reestabelecido, decidi seguir seus princípios para o resto da vida. Graças a esses conhecimentos de cuidados integrais, peguei muitos atalhos e pude ir direto aos pontos que precisavam ser tratados. Posso dizer que uma revolução aconteceu na minha vida. Enfatizei a depressão neste relato, mas outras queixas também foram resolvidas. Senti que minha vida recomeçou com o Ayurvêda e não foi um recomeço qualquer: eu literalmente despertei para uma vida mais consciente, harmoniosa, profunda e feliz. Por fim, meu agradecimento especial à excelente terapeuta Débora, que soube conduzir o processo com muita maestria.