Depoimentos
Iniciei o tratamento ayurveda faz pouco tempo e já estou sentindo os efeitos em minha vida. É interessante como a boa alimentação vem provocando alterações sutis, mas perceptíveis, inclusive em relação à minha clareza de raciocínio. Vou então ter a liberdade aqui de contar uma das coisas que aconteceu comigo. Estou fazendo faculdade à noite, e, ao mesmo tempo, estou com muitas demandas no serviço, o que vinha fazendo com que eu chegasse todos os dias muito atrasada nas aulas, perdendo grande parte das explicações dos professores. No dia da prova estava com muito receio, por que tinha estudado muito pouco. Mas, surpreendentemente, eu me saí muito bem, porque, mesmo não estando com o conteúdo na ponta da língua, consegui raciocinar com mais clareza durante a resolução das questões, o que me levou a perceber mais facilmente as respostas corretas.
Além disso, quanto ao efeito da ayurveda em outros aspectos de minha vida, acabei por ver na prática que, quando estamos com o organismo mais livre das toxinas, ficamos com a mente mais livre para, por exemplo, fazermos escolhas mais positivas na vida, nos relacionarmos melhor com as pessoas e exercermos mais compreensão em relação ao outro. Percebi, enfim, que a ayurveda nos possibilita uma melhor integração com os desafios e com as pessoas que estão ao nosso redor. A terapeuta ayurvédica que me atendeu, Débora Nogueira, um amor de pessoa, foi importante mediadora desse processo, muito competente e sensível para me perceber e sempre à disposição para me atender e orientar na minha busca de uma vida mais integral em relação ao corpo, mente e espírito. Só tenho que agradecer!

Adriana Rachid
Servidora Pública
Não me lembro da primeira tentativa de meditar, mas me lembro que foi uma busca por amenizar os diversos conflitos internos que já haviam, inclusive, me levado a estados de ansiedade e depressão. Questões que passavam por sonhos pessoais, por escolha profissional e por relações afetivas me impulsionaram a ir atrás não apenas de respostas, mas de experiências que pudessem acalmar e ao mesmo tempo motivar minhas atitudes diante dessas demandas. A meditação foi aos poucos se tornando fundamental nesse processo.
O curso com o Marcus e a Débora se alinhou às necessidades de compreensão, de aprofundamento e de entrega à sua prática, sem complicações. As aulas foram fundamentais para organizar as ideias que eu já tinha buscado de forma aleatória e, ao mesmo tempo, abraçar os conhecimentos passados por eles. A experiência de cada um, as leituras indicadas e as técnicas abordadas, além do conteúdo teórico proposto, contribuíram grandemente para responder as inquietações internas e transformar meu modo de lidar com questões práticas. Para além dos seus benefícios, a meditação modificou a minha postura diante da vida. O ser, que pra mim sempre foi verbo acompanhado do fazer e do ter, ganhou novo significado e foi substantivado na minha própria existência. Esse ser consegue, então, distinguir, aceitar e integrar o que lhe pertence, e o que é ilusão aprende, cotidianamente, a abrir mão. Assim, em amor, sigo me relacionando com meu Eu e com o Todo em tudo o que faço e em tudo o que tenho ciente da condição passageira de todas as coisas.

Karen Lourenço
Arquiteta e Urbanista, 37 anos
Meu aprendizado com a terapia ayurvédica foi sobre alguns alimentos que, se ingeridos juntos, dificultam a digestão, assim como a leveza de uma alimentação que estimula o fogo digestivo com os chás e as sopas.
Além disso, a importância de respeitar o horário biológico próprio do seu organismo. Fez toda a diferença para mim.

Letícia Soares
Nutricionista