Dinacharya – A Rotina Diária do Ayurveda (infográfico)

O Ayurveda nos ensina a nos reconectar com nós mesmos e com toda a vida, percebendo nossos limites e todos os horizontes de potencialidades. Assim fica mais fácil fluir com a vida em sua dinâmica cíclica, compreendendo as reais demandas do organismo como um todo e sabendo como colher e cuidar dos sinais que essa natureza em nós (nosso corpo) nos oferece e quais as melhores escolhas podemos realizar a partir de tais sinais.

Neste sentido, a Milenar Medicina Ayurvédica nos propõe o Dinacharya, que consiste em uma rotina de Saúde Integral. Devemos praticar alguns hábitos saudáveis todos os dias a fim de equilibrar, fortalecer, vitalizar e desintoxicar nosso corpo e mente. A rotina ajuda o nosso organismo a definir um ritmo balanceado, regulariza nosso relógio biológico, nos alinha com os ciclos do dia, melhora a capacidade digestiva, a absorção e assimilação de nutrientes, gera autoestima, disciplina, fluidez e longevidade.

Ao nos sintonizarmos mais com o nosso próprio corpo, fica mais fácil percebermos melhor nossas reais necessidades naquele momento do dia em específico. Através dessa escuta podemos realizar melhores escolhas e respeitarmos mais essa natureza em nós.

No infográfico a seguir destacamos alguns dos mais importantes hábitos do Ayurveda para o equilíbrio da mente e do corpo. Detalhamos para você cada etapa após o infográfico.

1. Acorde cedo pela manhã:

Idealmente devemos nos levantar antes do sol nascer, entre 5hs e 6hs. Despertar tarde pode fazer com que você se sinta pesado, lento e sonolento durante o dia todo, mesmo tendo dormido durante 8hs. Para se ter uma quantidade adequada de sono, deve-se dormir cedo, por volta das 22hs.

2. Realize um momento de oração ou gratidão antes de se levantar da cama:

Ao iniciar o dia com uma reverência e gratidão à vida nós já nos conectamos com o que é importante. Esse momento é poderoso, mesmo que dure 3 minutos.

3. Lave o rosto, a boca e os olhos:

Com água a temperatura ambiente, lave o seu rosto e escove os dentes, sem se esquecer de limpar a língua com um raspador. O Ayurveda indica ainda a limpeza dos olhos, que pode ser feita lançando água uma vez sobre os mesmos ainda abertos.

4. Beba água:

Busque ingerir água morna pela manhã quando acordar. Nos dias que sentir necessidade, pingue não mais do que 10 gotas de sumo de limão. Assim estimulamos o movimento peristáltico, o trabalho dos rins e a limpeza do trato gastrointestinal.

Nunca inicie o seu dia ingerindo cafeína (café/chá) antes de tudo pois ela empobrece a energia dos rins, estressa as glândulas adrenais, causa constipação a longo prazo e é viciante. Se você deseja ingerir cafeína, espere por pelo menos 1 hora depois de ter bebido a água.

5. Evacue:

Busque evacuar antes do desjejum. Beber a água morna com 10 gotas de limão e se sentar sempre no mesmo horário para evacuar ajuda a regular os hábitos do intestino.

6. Realize o Gandush:

Para fortalecer a gengiva e a raiz dos dentes, sustente uma colher de chá de óleo de gergelim na boca por 5 minutos. Depois de cuspir o óleo, massageie suas gengivas com o dedo.

7. Limpe os sínus nasais e realize o Nasya:

Faça a limpeza dos sínus nasais com o Lota, um recipiente clássico indiano, com água morna e um pouco de sal. Na sequência, deite-se e aplique em torno de 3 gotas de óleo de Gergelim morno em cada narina.

8. Realize a automassagem (Abhyanga) e tome banho:

A oleação corporal pela manhã melhora nossa circulação, mantém nossa pele saudável e nos dá mais energia para começar o dia. Busque tomar banho em seguida na temperatura que seu corpo pede, sem deixar a água ficar quente em excesso.

9. Pratique exercícios físicos:

Exercitar-se regularmente traz benefícios físicos, mas também nos ajuda a relaxar e dormir bem, além de auxiliar uma boa digestão e o bom funcionamento do intestino.

10. Yoga – Asana e Pranayama:

Pratique as posturas e respirações que equilibram o seu dosha. Começar o dia com Yoga nos dá uma vitalidade sem igual, fortalece nosso corpo e nossa mente.

11. Meditação:

Iniciar o dia com uma orientação para a prática da Meditação, o sentar-se em silêncio, é o hábito mais importante do Ayurveda. Meditar é a porta de entrada para o reencontro com nós mesmos, um processo natural de autoconhecimento e autodescoberta. Mesmo que meditemos por apenas 15 minutos, essa prática irá se refletir em todos os nossos hábitos ao longo do dia, nos auxiliando a permanecer mais focados e conectados com o momento presente.

12. Desjejum:

Prefira uma alimentação leve no verão ou em qualquer momento que sua capacidade digestiva estiver baixa. Já no inverno ou quando sua fome (verdadeira) estiver mais forte, busque alimentos mais nutritivos.

13. Almoço:

Deve ser a alimentação mais substancial e nutritiva do dia, realizada de preferência entre 11 horas e 13 horas.

14. Jantar:

Busque realizar o jantar ou lanche da noite cedo, até no máximo um pouco depois do pôr do sol, preferindo alimentos leves como sopas e Kichadi.

15: Prepare-se para descansar:

Deixe as luzes de sua casa mais suaves e busque atividades mais relaxantes como escutar música ou ler um bom livro, evitando o excesso do uso de computador, televisão e celular na medida que a hora de dormir se aproxima.

Beba um bom chá de camomila e, se você sentir fome verdadeira, busque um alimento leve como um copo de leite de amêndoas com mel.

16: Antes de dormir:

Busque ouvir áudios de relaxamento guiado ou faça você mesmo uma breve meditação e auto relaxamento para permitir que o sono venha naturalmente e você possa usufruir de um sono mais profundo e restaurador.

* * *

O Dinacharya deve ser seguido de forma leve, sem nos impor ou nos forçar a mudar hábitos de maneira muito brusca. Desta forma, busque aplicar esses hábitos em sua vida aos poucos. Experimente um ou dois a cada dia e vá fortalecendo sua rotina até que eles se tornem naturais.

É importante ressaltar que para entender melhor sobre os detalhes de cada um desses hábitos, como qual a frequência de cada hábito, qual óleo é ideal para você, qual exercício, cardápio, ásana ou respiração é melhor para seu organismo ou quantas horas de sono e quais os horários devemos nos alimentar, precisamos descobrir o seu Dosha e, assim, construir uma rotina ainda mais personalizada que inclui uma alimentação própria para prevenir e manter seu corpo e mente saudáveis.

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6 comentários

  1. Começarei com o momento de gratidão. Gostei das dicas!

    Livia R
    1. Que bom que gostou Lívia! Vá colocando em prática aos poucos… 😉

      Instituto EntreSer
  2. Muito, muito bom ! Gratidão

    Adriana
    1. Que bom que gostou Adriana. Em breve publicaremos novos posts sobre Ayurveda. Namastê!

      Instituto EntreSer
  3. Muito boa essa síntese! agradeço o compartilhamento.

    Luciana
    1. Obrigado pelo feedback Luciana! Buscamos realmente sintetizar os hábitos mais importantes de uma vida ayurvédica.

      Instituto EntreSer

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