Como os doshas influenciam a sua vida

Os doshas são as denominações de perfil biológico da Medicina Ayurvédica. Eles são divididos em três categorias que afetam o equilíbrio do corpo e da mente.Ligados aos elementos todos os doshas estão presentes nos seres humanos, mas o que se destaca é aquele em maior concentração, que trará características marcantes às pessoas, sendo facilmente identificados. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Todos são relacionados a elementos da natureza, que dizem muito sobre suas características.

A influência de Vata em um ser humano individual pode ser comparada à ação do vento na natureza. Pessoas de biótipo Vata são conhecidas por serem ativas, rápidas, falantes e terem uma estrutura corporal leve e longilínea. As pessoas que tem maior influência de Vata possuem metabolismo e fome instáveis e tendem a perder peso com facilidade, além de amar as mudanças.

doshasAs pessoas com preponderância do biótipo Pitta têm, em geral, uma boa musculatura e um fogo digestivo forte, ficando irritadas quando sentem muita fome. Além disso, elas tem peles macias e quentes, remetendo ao fogo, que é o elemento de comparação ao Pitta.

As pessoas do biótipo Kapha têm a influência dos elementos terra e água. Externamente, têm a musculatura desenvolvida, com tendência de acumular gordura na barriga. Têm excelente memória e preferem ambiente tradicionais.

Como é possível identificar através das características, os doshas podem apresentar desequilíbrios. Suas predisposições físicas podem divergir das tendências de cada pessoa. Além disso, também existem características emocionais e mentais de cada dosha, que dependendo de sua concentração, geram mais especificidades.

Os estudos do ayurveda trabalham os biótipos de forma única. Com suas predisposições, é necessária uma alimentação e exercícios personalizados, para que os desequilíbrios possam ser bem resolvidos. Desde modo, a influência dos doshas na vida humana não necessita trazer males. Com a ajuda da medicina ayurvédica é possível aproveitar o equilíbrio completo, aliando as habilidades físicas e mentais de seu dosha, do melhor modo possível.

mandalarelacoes

 

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem.

Envie seu comentário

Whatsapp: (31) 9 9711-0151

 contato@institutoentreser.com.br

Rua Alagoas, 1000 – 13º Andar / Savassi
[A um quarteirão da Praça da Savassi]

Sessões presenciais em Belo Horizonte
& online para todo o Brasil e Mundo
[Atendimentos/Cursos também em Espanhol e Inglês – Para eventos presenciais em outros Estados nos consulte]

Cadastre-se e receba por e-mail nossa programação, novidades do Blog e uma MEDITAÇÃO GUIADA.

    Copyright 2012- 2023 ©  Instituto EntreSer – Todos os direitos reservados

    r.ramos infotec

    Receba nosso Conteúdo

    Miminizar Maximizar Fechar